Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Museu em Goiás: acervo arte sacra brasileira

Museu em Goiás guarda parte da memória da arte sacra brasileira com destaque para José Joaquim Veiga Valle. 

 Santana Mestra Obra de 
José Joaquim Veiga Valle, 
chamado de
“o Aleijadinho goiano”
Tombado como patrimônio histórico nacional, o Museu de Arte Sacra da Boa Morte abriga obras sacras de vários autores, com destaque para José Joaquim Veiga Valle, considerado “o Aleijadinho goiano

A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, na Cidade de Goiás (GO), foi concluída em 1779 com elementos característicos do barroco e tombada em 1950 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lá está localizado o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, que abriga cerca de mil peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos. Criado em 1968 e inaugurado em 1969, o museu é administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cidadania.

A construção em pau-a-pique e pedra, de formato octogonal, abriga um acervo composto de pratarias, mobiliário, porcelana, retábulos, indumentárias, gravuras e pinturas, além de coroas, cálices, castiçais, tocheiros e lampadários dos séculos 18 e 19, peças de origem portuguesa e telas com temas religiosos. São obras sacras de vários autores, com destaque para o artista José Joaquim Veiga Valle, considerado “o Aleijadinho goiano”.


Serviço

O Museu de Arte Sacra da Boa Morte está aberto de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. e aos domingos e feriados, das 8h às 12h. 

O ingresso custa R$ 4 a inteira e R$ 2 a meia. Moradores da cidade de Goiás, estudantes e idosos têm entrada franca.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Morre atriz Ruth de Souza aos 98 anos

Cena de Assalto ao Trem Pagador", Chica Xavier e Ruth
Adeus à Ruth de Souza: Corpo de Ruth de Souza é velado no Theatro Municipal do Rio

Independente de ter sido a primeira atriz negra a atuar no teatro - isso é uma bobagem, papo de retrógrados e fracassados que se utilizam da cor e da opção sexual para angariar vantagens -, ela foi também a primeira brasileira indicada a prêmio internacional de cinema. Ruth morreu neste domingo, 28, aos 98 anos, No Rio de Janeiro, Brasil. Esta é a última aparição da atriz na telinha. Aqui, com Gabriel D'aleluia e Xande Valois em "Se Eu Fechar os Olhos Agora". 

Ruth de Souza - perfil

Ela disputou o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954, em com estrelas do porte de Katherine Hepburn, Michele Morgan e Lili Palmer, para quem perde por dois pontos. 
Ruth de Souza em 'Todos os Filhos de Deus Tem Asas', de Eugene O'Neill, 1946.
 
Ruth Pinto de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 12 de maio de 1921. Até os 9 anos de idade vive com a família em uma fazenda em Porto do Marinho, pequena cidade do interior de Minas Gera

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reeducandas de São Miguel Paulista: curso de fotografia

Participantes tiveram aulas teóricas e práticas, com a proposta de registrar a história de vida das alunas
Foto: legalecivilepenale.it

Parceria entre o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista promoveu o curso de extensão “Buscando nossas histórias nas artes: Teatro, Literatura e Tecnologia” para 20 reeducandas da unidade.

Durante os encontro, as participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre fotografia e também artes plásticas com a proposta de registrar a história de vida das alunas.

“A experiência entre o IFSP e as reclusas foi gratificante, atingindo plenamente o objetivo da interligação da comunidade, envolvendo as alunas, os professores e demais estudantes”, disse a professora de audiovisual Mayara Fior.

Dentro da proposta pedagógica desenvolvida pelos professores do IFSP esteve a exposição dos trabalhos de fotografia das 20 integrantes do grupo. (Fonte: Gabinete de governo SP).

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Unesp Bauru oferece curso de mandarim

Aulas são gratuitas para alunos e funcionários da Unesp; comunidade externa também pode cursar mediante pagamento de taxa

BAURÚ (SP) BRASIL - Em parceria com o Instituto Confúcio, órgão do governo chinês que tem por objetivo difundir a cultura local pelo mundo, o curso ajuda a ampliar também os horizontes profissionais.

O processo de aprendizagem não é dos mais simples. Isso porque o mandarim não é baseado num alfabeto, como na língua portuguesa, mas num sistema de ideogramas, cada um representando um fonema e com um significado.

As aulas são ministradas por professores enviados pela Universidade de Hubei, na cidade de Whuang, na China. “Os alunos brasileiros são muito diferentes dos alunos chineses. São muito simpáticos, pensam muito e sempre tem dúvidas na aula. Então eu gosto muito daqui”, ressalta à TV Unesp a professora Xiong Ziwei, responsável por ministrar as aulas em 2019.

O curso é gratuito para alunos e funcionários da Unesp, mas a comunidade externa também pode participar mediante o pagamento de uma pequena taxa mensal. É o caso da psicóloga Sônia Francisco, que está fascinada com a oportunidade.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Museu das Missões

O museu faz com que o visitante reflita em relação à história das reduções missionais na América do Sul 
Foto: AgênciaFM 

Para os jesuítas, uma redução era definida como a reunião de um grupo numeroso de indígenas em povoados para facilitar o trabalho de conversão ao cristianismo. A cidade gaúcha de São Miguel das Missões abrigou a mais importante redução jesuítica existente no Brasil. 

Fundada em 1687, chegou a reunir, no auge, quase cinco mil habitantes, entre indígenas e religiosos. Após ser incendiado, restaurado e repovoado, o local acabou saqueado no início do século XIX e viu seus moradores irem embora. Hoje, essas ruínas, que foram tombadas como patrimônio brasileiro e da humanidade formam o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.

O museu foi projetado em 1938 pelo arquiteto, urbanista e professor Lúcio Costa com a intenção de abrigar, em um só local, esculturas sacras missioneiras e os fragmentos arquitetônicos das antigas reduções que se encontravam espalhados pela região. Em 1940, o museu foi criado e, em 1941, foi aberto ao público.

As relíquias armazenadas no Museu das Missões quase foram perdidas em 2016, quando o museu foi atingido por um tornado seguido de fortes chuvas que provocaram danos nas instalações físicas e em parte do acervo. Felizmente não houve prejuízo irremediável, mas o museu ficou fechado por cerca de um ano para que uma obra emergencial de recuperação do museu fosse realizada pelo Iphan, com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC).

Serviço

Com a entrada gratuita, o Museu das Missões fica na Rua São Luiz, S/Nº – Centro, São Miguel das Missões – RS. Funciona de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
Tel: (55) 3381-1291
Email: museu.missoes@museus.gov.br

terça-feira, 23 de julho de 2019

Está em São Paulo ? aproveite e conheça museus próximos ao Metrô

Está em São Paulo ? Aproveite e às opções de lazer, cultura e educação com programações para toda a família e ingressos acessíveis (gratuitos aos sábados). 

Veja as instituições:

Quem descer na Estação da Luz, Linha 4-Amarela, terá espaços para visitar durante um dia inteiro. A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais antigos da cidade e um dos mais importantes do Brasil, fica ao lado do Parque da Luz.

Já a Estação Pinacoteca reúne 200 obras do acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, composto por algumas das mais expressivas obras do modernismo brasileiro, de artistas como Lasar Segall, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Victor Brecheret.

No Memorial da Resistência, museu que ocupa o mesmo prédio da Estação Pinacoteca, a entrada é gratuita todos os dias. Lá é possível conferir a exposição de longa duração que faz uma reflexão sobre o controle, a repressão e a resistência no período da ditadura militar no Brasil.

Próximo à Estação Bresser-Mooca, na Linha 3-Vermelha está o Museu da Imigração, onde é possível realizar diversas atividades, oficinas e visitar exposições que refletem o processo migratório. No sábado, a entrada é gratuita.

O Museu da Diversidade Sexual, localizado no Piso-Mezanino da Estação República, Linha 3-Vermelha, tem a proposta de preservar o patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, além de sensibilizar e conscientizar seus visitantes para o respeito e a valorização da pluralidade de gêneros e orientações sexuais.

No Museu de Arte Sacra de São Paulo, que fica na Estação Tiradentes, Linha 1-Azul do Metrô, há relíquias das histórias do Brasil e do mundo. São mais de 18 mil peças no acervo, remanescentes dos séculos 16 ao 20. As coleções compreendem a arte sacra com prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, presépios e livros litúrgicos raros. No sábado, a entrada é gratuita.

Para quem gosta de passear na região da Avenida Paulista, a Casa das Rosas fica bem próxima da Estação Brigadeiro, Linha 2-Verde. No Museu-Casa, é possível participar de saraus, recitais e outras atividades ligadas à literatura e poesia que ocorrem ao longo dos meses. Além disso, é possível se deleitar com o jardim do espaço durante uma boa leitura. O Museu possui entrada gratuita todos os dias.


sábado, 20 de julho de 2019

Programação cuktural: Olavo Bilac, cinema português e carimbó

O Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG), apresenta uma mostra que mistura a poesia de Olavo Bilac. Na capital fluminense, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan exibe a exposição Pau, corda, cores e (re) invenções, sobre instrumentos e artesanatos do Carimbó. 



Cinemateca Brasileira, SP - Perspectivas do cinema português
24/7, às 17h e às 20h30

Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Rul Cardoso, 207 – São Paulo (SP
A Cinemateca Brasileira, em parceria com a Pena Capital e a Foco – Revista de Cinema, exibe a mostra Perspectivas do Cinema Português. Ao todo serão exibidos oito filmes. O intuito da Mostra é apresentar um cinema português feito de forma independente, com poucos recursos, que se destaca pela utilização sofisticada e surpreendente desses meios por jovens cineastas e, não menos importante, pela qualidade de suas produções. A programação tem curadoria do crítico e editor da Foco, Bruno Andrade. Entre os filmes que serão exibidos: FARPÕES BALDIOS, Chabrol em 35mm, Pró Ano há Mais entre outros.  Ler Mais

24/7, às 17h e às 20h30
Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)


OURO PRETO: MG 

A mostra é realizada pelo grupo Coletivo Olho de Vidro, criado em 2007 pelos fotógrafos Alexandre Martins, Antônio Laia, Eduardo Tropia e Heber Bezerra e pelo poeta Guilherme Mansu. 

Comprometido com a cidade de Ouro Preto, o grupo se caracteriza por apresentar anualmente uma exposição coletiva de fotografias e de poesia. O objetivo é estabelecer um espaço de reflexão, criação e experimentação. Cada um dos integrantes tem liberdade de interpretação sobre o tema proposto pelo poeta e discutido pelo grupo.

Exposição ‘Fotografia&Poesia Vila Rica – centenário da publicação do poema de Olavo Bilac’
Até 25/8


IPHAN - RJ : Exposição ‘Pau, corda, cores e (re)invenções: instrumentos e artesanatos do Carimbó’
De 25/7 a 8/9

Endereço: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, Rua do Catete, 179 – Rio de Janeiro (RJ)
A mostra traz referências sobre a forma de expressão que envolve múltiplas linguagens como a dança, a indumentária, o canto, o ritmo, a culinária e produção artesanal que fica disponível para visitação gratuita até o dia 08 de setembro na Sala do Artista Popular (SAP). 

Há mais de dois séculos o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. 

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Museu do Diamante: história e memória do norte de MG

Cidade onde nasceu o ex-presidente Juscelino Kubitschek guarda modelo de referência da arquitetura do século XVIII

Para contar a história do museu que tem no nome um símbolo dos apaixonados é preciso conhecer a história de Diamantina (MG). Fica lá o Museu do Diamante, que funciona na casa onde viveu o inconfidente Padre Rolim. A cidade natal de Juscelino Kubitschek tem cerca de 50 mil habitantes e guarda um modelo de referência da arquitetura civil do século XVIII. O imóvel foi tombado em 1950. E virou museu, em 1954, pelas mãos do presidente Getúlio Vargas, a partir de projeto do então deputado Juscelino Kubitschek. 

O acervo é diversificado e conta com 1.677 peças entre pinturas, esculturas, desenhos, cédulas, moedas, estampas, instrumentos musicais, indumentária, mobiliário, utensílios domésticos e de iluminação. “O nosso museu é histórico e não de mineralogia. O foco dele não são as pedras e nem o minério, são o que a descoberta dessas pedras, a extração dessas pedras trouxe e formou a cidade e a região como um todo”, resume a diretora.

A coleção é formada por objetos de estilos e tipologias diversas, que guardam a memória da população de Diamantina. Entre estes objetos podemos encontrar indumentária e imaginária sacra, armaria, um vasto acervo de numismática, e mineralogia.

Serviço

Com a entrada gratuita, o museu fica localizado na Rua Direita, 14 – Centro – Diamantina – MG. Funciona de terça a sábado, das 10h às 17h; Domingos e feriados, das 9h às 13h.
Telefone: (38)3531-1382.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

5º Festival de Música de Campo Mourão

Femuc terá 20 apresentações com artistas de várias cidades. Dos 37 artistas inscritos para o 5º Festival de Música de Campo Mourão (Femuc), a comissão organizadora selecionou 17, provenientes de várias cidades, inclusive de outros estados.  
Marcelo Cigano uma das atrações do Femuc

O festival terá ainda três apresentações voluntárias em parceria com instituições, o que totaliza 20 manifestações musicais. O evento será realizado nos dias 31 de julho e de 1 a 4 de agosto.

Segundo a coordenadora da Casa da Música, Débora Soares, a abertura será com a Big Bellas Band, de Curitiba, em parceria com a Unespar. Outro show voluntário será o do acordeonista premiado nacionalmente, Marcelo Cigano. 

Além de shows, concertos e práticas musicais, haverá oficinas sociais que levarão ações musicais da programação nas escolas públicas do município, com intuito de fortalecer o movimento musical e formar plateia.  

Sobre o festival 

O Festival de Música de Campo Mourão começou em 2013 com a proposta de inserir a cidade no circuito dos festivais de música do Estado e do país. Tem como referência festivais de música de Londrina e oficina de música de Curitiba, ambos com mais de 30 edições realizadas. (Fonte: Secom). 

terça-feira, 16 de julho de 2019

Mucambo: festejos começa hoje e vai até dia 25

Cidade de Mucambo, na região de Sobral Ceará, divulga atrações culturais e musicais para os festejos de Nossa Senhora Santana, padroeira do município. É uma festa só: você e sua família estão convidados, participe e divirta-se à valer e boas festas!

Confira a programação abaixo:

16/07-QUARTA-FEIRA às 20:30
* Desfile das lojas de roupas e calçados
* Participação Dj Sales

17/07- QUINTA-FEIRA às 20:30
* Quinta Cultural
* Show de humor com Luana do Crato
* Leo e Dantas

18/07- SEXTA-FEIRA  às 20:30
* Quadrilha Beija Flor do Sertão  (Rafael Arruda )
* Leo e Dantas
19/07-SÁBADO  às 20:30
* Quadrilha Infantil Flores Junior (Graça)
* Quadrilha Flor do Sertão (Cajuí)

20/07- DOMINGO  às 20:30
* Leilão
* Quadrilha Caiçara
* Quadrilha Paixão do Sertão (Graça)
* Cafuné de Mucambo

21/07- SEGUNDA-FEIRA  às 20:30
* Grupo de Dança Swing Dance
* Quadrilha Luar do Sertão ( Bom Gosto, Pacujá)
22/07- TERÇA-FEIRA  às 20:30
* Festa Mano a mano

23/07- QUARTA-FEIRA  às 20:30
* Ballé- Uma Noite em New York (Graça)
* Grupo de Dança Segundo Passo (Graça)
* Quadrilha arraiada União (Extremas)
* Bandas: Boca a Boca e Cobra Criada

24/07- QUNTA-FEIRA  às 20:30
* Apresentação do Crás
* Bandas: Misturado e Thiaguinho Mala Mansa

25/07- SEXTA-FEIRA  às 20:30
* Leilão
* Quadrilha de Santa Quitéria
* Bandas: Seu Menino, Amor Real e Ruan Veras
Fonte: Governo Municipal de Mucambo

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Exposição ‘Chica da Silva recebe Joana D’Arc"

Exposição ‘Chica da Silva recebe Joana D’Arc: memórias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire’

O Museu Regional Casa dos Ottoni/Ibram recebe, entre os dias 2 de julho a 25 de agosto, a exposição temporária “Chica da Silva recebe Joana D’Arc: memórias que se cruzam no Caminho de Saint-Hilaire”. Segundo a professora de história medieval da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e curadora da exposição, Flávia Amaral, a mostra dos registros das viagens pelo Brasil do botânico francês, Auguste de Saint Hilaire, pretende unir as cidades de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro, no Brasil, e a cidade de Orléans, na França. Exposição vai até  25/8. 

Endereço: Museu Regional Casa dos Ottoni – Praça Cristiano Ottoni, 72 – Serro (MG)

sábado, 13 de julho de 2019

1º Encontro do Mayors Migration Council

Eventos em Nova York debatem migração, clima e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU

Prefeito Bruno Covas viaja aos EUA para participar do 1º Encontro do Mayors Migration Council e do High Level Political Forum das Nações Unidas 

O prefeito Bruno Covas e o Secretário de Relações Internacionais, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, viajam neste sábado (13/07) para Nova York, nos Estados Unidos para participar do 1º Encontro do Mayors Migration Council (MMC) e do High Level Political Forum, através do evento “Local Action for Global Commitments – Local 2030”. Durante os eventos, Covas vai discutir temas como migração, refúgio e mudanças climáticas.

Nos dias 14 e 15, Covas irá compartilhar as Políticas Municipais voltadas para População Imigrante de São Paulo no Mayors Migration Council, (Conselho de Liderança pela Migração). Neste encontro, serão debatidas as questões mais críticas que as cidades enfrentam com relação aos temas refúgio e migração, bem como as principais bases e princípios do Conselho e estratégias de atuação das cidades para 2019 e 2020.

O Mayors Migration Council é composto por prefeitos de diversas regiões do mundo e com contextos de migração diferentes um dos outros. Foram convidados a fazer parte do conselho os prefeitos que possuem um forte engajamento com a pauta. Bruno Covas aderiu ao Mayors Migration Council em março deste ano.

Atualmente, o conselho também conta com a participação dos prefeitos Eric Garcetti (Los Angeles, EUA), Yvonne Aki-Sawyerr (Freetown, Serra Leoa), Erias Lukwago (Kampala, Uganda), Corine Mauch (Zurique, Suíça), Valerie Plante (Montreal, Canadá), Marvin Rees (Bristol, Inglaterra), Giuseppe Sala (Milão, Itália), Yousef Shawarbeh (Amã, Jordânia) e Joy Belmonte (Quezon, Filipinas).

Covas retorna para São Paulo na noite de terça-feira (16) e reassume o cargo de prefeito na quarta-feira (17).

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Indústria da música é tema de seminário no DF


Evento deverá ser realizado no dia 2 de outubro na Câmara dos Deputados, Brasília, DF

No seminário serão discutidos temas relativos à fabricação de instrumentos, som profissional e automotivo, incentivo à prática musical, proteção do direito autoral para compositores e o desenvolvimento de políticas nacionais para expansão das “cidades da música” no Brasil.

A Frente tem como presidente o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB-CE). Os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Pedro Augusto Bezerra (PTB-CE) e Sebastião Oliveira (PL-PE) são os vice-presidentes.

Preparativos

O seminário foi tratado com Henrique Pires, que recebeu na tarde desta quarta-feira (10) o presidente da Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA), Daniel Neves, para acertar detalhes do seminário que vai discutir a cadeia produtiva do setor. 

quinta-feira, 11 de julho de 2019

"Nas Asas da Panair" Mostra segue até 29/9

Sob curadoria da historiadora Mariza Soares, a mostra apresenta itens da coleção criada em 2017, como resultado de uma parceria entre a empresa Panair do Brasil e a Família Panair, uma associação que reúne antigos funcionários da companhia. Ao longo de um ano, foram coletados quase 700 peças, entre objetos e material de divulgação impresso. 

Quase todos contribuíram com folhetos, medalhas comemorativas, uniformes, adereços, louça, maletas de mão, brindes, fotografias, fitas e CDs com entrevistas, outros tipos de documentos e pequenos luxos – como protetor de caneta tinteiro, guardanapo de linho e talher de prata dos “tempos da Panair”. Alguns objetos foram adquiridos nos leilões de liquidação da empresa. 

O conjunto da mostra ilustra o conceito curatorial de modernidade e alta qualidade com cerca de 300 artigos: vestuário da tripulação, louça, faqueiro de prata, brindes, fotos pessoais e documentais, encontradas na Biblioteca Nacional e no Arquivo Nacional, e matérias de jornal, principalmente da época do fechamento da Panair.
Xícara da Panair,
qualidade em louças

Há uma vasta seleção de peças gráficas promocionais de roteiros nacionais e internacionais, folhinhas, menus de bordo, encarte para passagens e outros materiais de folheteria.

No dia 25 de agosto, acontece o lançamento do catálogo da exposição e a exibição de filme que narra a trajetória da Panair do Brasil. A mostra pode ser visitada até 29 de setembro na galeria de exposições temporárias do MHN.

Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Mal. Âncora s/n –Rio de Janeiro (RJ)

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Museu das Bandeiras: história da Colônia, Império e República

Criado em 1949 e aberto ao público em 1954, seu acervo é constituído do arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional 

GOIÁS (GO)  BRASIL -  – Com os arquivos mais importantes da administração pública dos períodos colonial, imperial e republicano na região Centro-Oeste, o Museu das Bandeiras ocupa a Casa de Câmara e Cadeia da Cidade de Goiás, antiga capital do estado, a 128 quilômetros da atual capital, Goiânia. 

O prédio histórico foi finalizado em 1766 e segue projeto da Coroa Portuguesa.
Atualmente, seu acervo, constituído pelo arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional (Fazenda Pública), tem 573 peças, incluindo objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos, utensílios domésticos, peças de porcelana e ferramentas de garimpo.

Os visitantes também podem apreciar as memórias daqueles que ficaram presos na antiga cadeia, função que o prédio teve por quase 178 anos, entre tantos outros documentos históricos. “Temos documentos que poucos sabem, além dos clássicos do período da escravidão, documentos sobre a Guerra do Paraguai, a construção desse Brasil que está fora do litoral brasileiro, esse Brasil central, visitas de presidentes, muitas fotos.

Serviço

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h; domingos e feriados, das 9h às 13h.
Endereço: Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central – Goiás – GO
Tel: (62) 3371-1087
Email: mdb@museus.gov.br
Para saber mais, acesse: museus.gov.br

Programação Dia do Rock na cidade de São Paulo

Programação será realizada nas ruas, centros culturais, bibliotecas e casas de cultura entre 6 e 14 de julho

Dead Fish
O Dia Mundial do Rock, comemorado em 13 de julho, ganha uma semana inteira de comemorações em diversos espaços da cidade. Com cerca de 50 atrações em 25 pontos, a Semana Municipal do Rock é realizada entre os dias 6 e 14 em casas de cultura, centros culturais e ganha programação especial no centro de São Paulo.  

Centro

No centro, as celebrações acontecem em três espaços. Na Praça da República, a banda Legião Urbana, fundada por Renato Russo, é um dos destaques. A programação do palco inclui ainda a cantora carioca Marina Lima e a banda Ira!. No Palco Ipiranga x 24 de Maio, a banda gaúcha Krisiun apresenta o seu death metal. Entre as outras atrações, está o paulistano Supla e Edu Falaschi, líder da banda de heavy metal Almah. Já no Centro Cultural Olido acontece uma feira de vinis, além de shows de Deaf Kids e Mercenárias e o Festival de Novas Bandas. PROGRAMAÇÃO Completa

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Brasileira Ivete Sangalo no Rock in Rio

O Rock in Rio prepara-se para celebrar o seu 15º aniversário em Portugal com um espetáculo, de entrada gratuita, nos dias 6, 7 e 8 de setembro, na Torre de Belém, em Belém. Ivete Sangalo será uma das protagonistas da festa. 

Ivete Maria Dias de Sangalo Cady é uma cantora, compositora, instrumentista e empresária brasileira. Ocasionalmente também trabalhou como apresentadora e atriz em trabalhos pontuais.

Em seu repertório não faltará " Não Te Amasse Tanto Assim", "Quando a chuva passar", "Arerê", "Flor do Reggae" por exemplo.  

Mais sobre a cantora

Em sua carreira, Ivete recebeu 15 indicações ao Grammy Latino, tendo ganhado três vezes, uma de 'Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional' em 2005,[22] e os últimos conquistados em 2012 e 2014, respectivamente, por 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira' pelo especial Ivete, Gil e Caetano e 'Melhor Álbum de Música Pop Contemporâneo' por Multishow Ao Vivo - Ivete Sangalo 20 anos e é recordista do Prêmio Multishow. 

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Paraty e Ilha Grande (RJ) recebem título de Patrimônio Mundial

Local é o primeiro sítio misto do Brasil a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pela cultura e pela natureza
(Foto: Oscar Liberal/Iphan)

O Brasil acaba de receber mais um título de Patrimônio Mundial. Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidos nesta sexta-feira (5), pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião em Baku, Azerbaijão. Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal.

O local é o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, cultural e natural. Abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas, grande parte coberta de vegetação primária. 

A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entre os ministérios da Cidadania e do Meio Ambiente, por meio do Iphan e do Instituto Chico Mendes. 

Espetáculo ‘O Abajur Lilás’

No dia 5 de julho estreia, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, o espetáculo O Abajur Lilás, de Plínio Marcos. 
Foto: Jamil Kubruk)

Dirigida por Marco Antônio Braz, a peça fica em cartaz até 28 de julho, de quintas a domingos. Às quintas, as apresentações acontecem às 20h. De sextas a domingos são realizadas duas sessões: sextas e sábados, às 17h e às 20h; domingos, 17h e 19h.  Os ingressos têm preços populares.

A história se passa no prostíbulo de Giro, homossexual que conta com Osvaldo, um segurança violento, para fazer valer sua autoridade. Três prostitutas tentam sobreviver no lugar: Dilma, que se apega aos valores e ao filho que precisa criar; Célia, que deseja tomar o prostíbulo e o poder para si; e Leninha, uma novata individualista, que parece não se abalar com os conflitos. 
A situação fica mais complexa quando um abajur aparece quebrado no dormitório e nenhuma das prostitutas assume a culpa. Escrito em 1969, o texto de O Abajur Lilás foi liberado pela censura onze anos depois, em 1980. A luta pela liberação tornou-se símbolo de resistência da classe teatral. (Espetáculo . MAIS

Endereço: Teatro de Arena Eugênio Kusnet, Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – São Paulo (SP)

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Tradição nos brinquedos artesanais com Mestre Saúba

Por seu trabalho, o artesão recebeu, em 2017, o Prêmio Culturas Populares. Inscrições para a edição deste ano já estão abertas e podem ser feitas até 16 de agosto 

JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE) BRASIL - Quem se dispuser a ir à Rua João Martins, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes (PE), encontrará no imóvel de número 16 uma casa de brincantes. É lá que mora José Antônio da Silva, o Mestre Saúba, criador e grande admirador de brinquedos populares. Por seu trabalho, foi um dos vencedores, em 2017, do Prêmio Culturas Populares. 

A iniciativa, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, visa estimular e valorizar as mais diversas expressões culturais do País. As inscrições para a edição deste ano do prêmio estão abertas até 16 de agosto.

Mestre Saúba nasceu no município de Pombos, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Veio de uma família grande (seis irmãos) e de poucos recursos. Aos oito anos de idade, já ajudava o pai no corte da cana-de-açúcar e não teve a chance de estudar. Até os 12 anos, essa foi a lida de Saúba, que ganhou o apelido inspirado na formiga saúva, por ficar vermelho sob o forte sol em suas longas jornadas de trabalho. Com a morte do pai, a família se mudou para a capital, onde exerceu várias ocupações, como operário da construção civil e carpinteiro.

Sua história com os brinquedos artesanais começou aos 20 anos de idade, quando conheceu uma cigana de nome Socorro. Todo o trabalho de feitura dos brinquedos conta com a participação do irmão mais novo, que também é artesão e que também se chama José Antônio da Silva, o Cocota. Com ele, além do mané-gostoso e do rói-rói, a produção foi ampliada com as borboletas. 

http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Inscrições de filmes para representar Brasil no Oscar

Filme escolhido vai disputar vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional. Inscrições vão até 16 de agosto 
Oscar 2018 Foto: GettyImage

Começou nesta terça-feira (2) o processo de seleção do longa-metragem brasileiro que disputará uma vaga entre os cinco indicados ao Prêmio de Melhor Longa-Metragem Internacional (anteriormente Melhor Filme em Língua Estrangeira) da Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Oscar 2020. As inscrições deverão ser feitas até as 18 horas do dia 16 de agosto, por meio do formulário disponível no portal. Para ter acesso ao formulário, é necessário cadastrar-se no site.

Participar

Para participar do processo seletivo, o filme deve ter sido lançado e exibido inicialmente no Brasil, entre 1º de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019, em sala de cinema comercial, por pelo menos setes dias consecutivos. Caso a estreia do filme seja em algum festival, mesmo internacional, a participação na disputa também é permitida. A inscrição deverá ser feita pela produtora titular dos direitos da obra ou pela distribuidora autorizada, que poderá inscrever sob o mesmo cadastro quantos filmes desejar.

O anúncio do resultado da seleção será feito no dia 27 de agosto. A produtora ou distribuidora do filme selecionado terá até 1º de outubro para enviar à Academy of Motion Picture Arts and Sciences uma cópia do filme em 35mm ou 70mm, juntamente com os demais documentos estabelecidos no edital do concurso. VEJA SITIO

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Cultura em SP, GO, RJ

Cinemateca Brasileira

Filme de Francisco 
Ramalho, o Galã
A Sessão ABC é um evento mensal aberto ao público que exibe produções brasileiras. As sessões de filmes são sempre seguidas de debates com a presença de diretores, diretores de fotografia, diretores de arte e demais técnicos envolvidos na realização das obras. A Sessão ABC de julho será no dia 03, com a exibição de Construindo Pontes (2018), documentário de Heloisa Passos. Antes do longa-metragem, será exibido o curta Riscados Pela Memória (2018), de Alex Vidigal e fotografia de André Carvalheira, finalista da categoria de Melhor Direção de Fotografia para Curta-metragem do Prêmio ABC 2019. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão por ordem de chegada, sujeitos à lotação da sala. Toda a programação tem entrada gratuita. Sessão ABC
segue até 3/7. MAIS

Endereço: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – São Paulo (SP)


Um Domingo na Casa de Rui Barbosa 

No dia sete de julho, a partir das 14h, o Museu Casa de Rui Barbosa promove a série Um Domingo na Casa de Rui Barbosa. 

A ação desenvolverá atividades com a temática Brincadeiras Antigas e visitas dramatizadas ao museu-casa. A entrada é franca. A ação no Jardim Histórico vai resgatar um pouco a memória de brincadeiras antigas, que foram passadas de geração a geração. Sabe-se que, antigamente, as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar a criatividade para criá-los. Por isso, serão relembradas outras formas de diversão e possibilidades de se criar jogos e brincadeiras de outras épocas. 

Durante a tarde, senhas serão distribuídas para as visitas dramatizadas ao Museu Casa de Rui Barbosa com dois personagens especiais: João e Baby, os filhos caçulas de Rui Barbosa. Eles percorrerão os principais cômodos da casa e também o jardim, lembrando histórias, jogos e curiosidades de momentos vividos juntos ao seu pai, Rui Barbosa e família. Para cada sessão da visitação, serão distribuídas 25 senhas, a partir das 14h. Até 7/7. 

Endereço: Casa de Rui Barbosa – Rua São Clemente, 134 – Rio de Janeiro (RJ)

Exposição ‘Romaria Carros de Boi’

A mostra, que estará aberta de 28 de junho até 31 de julho, apresenta a Romaria de Carros de Boi no contexto da Política de Preservação do Patrimônio Cultural, contemplando ainda outros bens registrados pelo Iphan no estado de Goiás, como a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e o Modo de Fazer Boneca Karajá. 

Também estarão retratadas outras celebrações no Brasil, como a Festa do Senhor do Bonfim, na Bahia; e as Festas do Divino Espírito Santo de Paraty (RJ) e de Sant´Anna de Caicó (RN). A exposição conta com a parceria da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), da Prefeitura Municipal de Trindade e do Governo do Estado de Goiás. Exposição segue até  31/7. 
Endereço: Rua Dr. Irany Ferreira, 26 – Trindade (GO)