Páginas

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Museu das Bandeiras: história da Colônia, Império e República

Criado em 1949 e aberto ao público em 1954, seu acervo é constituído do arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional 

GOIÁS (GO)  BRASIL -  – Com os arquivos mais importantes da administração pública dos períodos colonial, imperial e republicano na região Centro-Oeste, o Museu das Bandeiras ocupa a Casa de Câmara e Cadeia da Cidade de Goiás, antiga capital do estado, a 128 quilômetros da atual capital, Goiânia. 

O prédio histórico foi finalizado em 1766 e segue projeto da Coroa Portuguesa.
Atualmente, seu acervo, constituído pelo arquivo documental da Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional (Fazenda Pública), tem 573 peças, incluindo objetos de arte sacra, mobiliário, vestuário, armamentos, utensílios domésticos, peças de porcelana e ferramentas de garimpo.

Os visitantes também podem apreciar as memórias daqueles que ficaram presos na antiga cadeia, função que o prédio teve por quase 178 anos, entre tantos outros documentos históricos. “Temos documentos que poucos sabem, além dos clássicos do período da escravidão, documentos sobre a Guerra do Paraguai, a construção desse Brasil que está fora do litoral brasileiro, esse Brasil central, visitas de presidentes, muitas fotos.

Serviço

Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 18h; domingos e feriados, das 9h às 13h.
Endereço: Praça Brasil Ramos Caiado, Setor Central – Goiás – GO
Tel: (62) 3371-1087
Email: mdb@museus.gov.br
Para saber mais, acesse: museus.gov.br

Nenhum comentário: