Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Tradição nos brinquedos artesanais com Mestre Saúba

Por seu trabalho, o artesão recebeu, em 2017, o Prêmio Culturas Populares. Inscrições para a edição deste ano já estão abertas e podem ser feitas até 16 de agosto 

JABOATÃO DOS GUARARAPES (PE) BRASIL - Quem se dispuser a ir à Rua João Martins, no bairro de Vila Rica, em Jaboatão dos Guararapes (PE), encontrará no imóvel de número 16 uma casa de brincantes. É lá que mora José Antônio da Silva, o Mestre Saúba, criador e grande admirador de brinquedos populares. Por seu trabalho, foi um dos vencedores, em 2017, do Prêmio Culturas Populares. 

A iniciativa, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania, visa estimular e valorizar as mais diversas expressões culturais do País. As inscrições para a edição deste ano do prêmio estão abertas até 16 de agosto.

Mestre Saúba nasceu no município de Pombos, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Veio de uma família grande (seis irmãos) e de poucos recursos. Aos oito anos de idade, já ajudava o pai no corte da cana-de-açúcar e não teve a chance de estudar. Até os 12 anos, essa foi a lida de Saúba, que ganhou o apelido inspirado na formiga saúva, por ficar vermelho sob o forte sol em suas longas jornadas de trabalho. Com a morte do pai, a família se mudou para a capital, onde exerceu várias ocupações, como operário da construção civil e carpinteiro.

Sua história com os brinquedos artesanais começou aos 20 anos de idade, quando conheceu uma cigana de nome Socorro. Todo o trabalho de feitura dos brinquedos conta com a participação do irmão mais novo, que também é artesão e que também se chama José Antônio da Silva, o Cocota. Com ele, além do mané-gostoso e do rói-rói, a produção foi ampliada com as borboletas. 

http://culturaspopulares.cultura.gov.br/

Nenhum comentário: