Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

"Fórum das Oportunidades"

ON-LINE E GRATUITO: Cultura e gastronomia francesas serão temas da primeira edição do "Fórum das Oportunidades", que começa dia 25 de outubro. 


Fórum das Oportunidades vai proporcionar uma viagem pela cultura da França. Evento terá participação de grandes escolas gastronômicas de Paris, como Le Cordon Bleu e Ferrandi.


 A primeira edição do Fórum das Oportunidades das Alianças Francesas irá conectar brasileiros a especialistas na cultura e no universo gastronômico da segunda maior economia da Europa. Com programação totalmente on-line e gratuita, o evento é promovido pela Aliança Francesa de Porto Alegre

 Assim como a arte, o vinho acompanha a humanidade desde a antiguidade. Tal como o artista e suas obras, o enólogo tira do vinho sua inspiração. Entrelaçados há milênios, esses dois ingredientes são bases da sociedade ocidental e continuam tecendo relações empíricas e redefinindo-as diariamente. Essas questões serão debatidas no painel O vinho no mundo das artes e da filosofia, no dia 25 de outubro, segunda-feira, às 18h30min. O debate irá reunir o engenheiro de alimentos Júlio César Kunz, que é presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul; a enóloga e especialista em comunicação, gestão e marketing turístico Maria Amélia Duarte Flores; e a diretora da Fundação VerakisJuliana Grazini dos Santos


 No dia 27 de outubro, quarta-feira, às 18h30min, a pauta será a gastronomia francesa - uma referência mundial que, desde 2010, também é reconhecida como patrimônio imaterial pela UNESCO. Qual a receita para se tornar um chef na França e no Brasil? Esse será o ponto de partida da mesa redonda que vai reunir experts no assunto: o gerente geral do departamento de programas internacionais da Ferrandi, uma das mais tradicionais escolas de gastronomia de Paris, Emmanuel Perier; a gerente comercial do Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu, de São Paulo, Priscilla Rebouças {Foto Raissa Zago}; a gerente de ensino da Aliança Francesa de São Paulo, Suzana Tomei Toniatto; e a porta-voz do Campus FranceThaís Cardim.   


 Os dois encontros virtuais serão transmitidos pelo YouTubeO fórum terá ainda várias outras atividades destinadas a empresários, profissionais e estudantes. A programação completa está no site: www.foaf.com.br 

Convidados: Júlio César Kunz {Foto: acervo pessoal}, engenheiro de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), e Maria Amélia Duarte Flores, enóloga e especialista em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela PUCRS.

Mediação: Juliana Grazini dos Santos, doutora em Comunicação, Jornalismo Científico e Popularização Científica pela Universidade Paris 7 (Denis-Diderot) e diretora da Fundação Verakis - Mediação das Ciências dos Alimentos e da Alimentação.

 

"Qual a receita para se tornar um chef na França e no Brasil?"

Quando: 27/10, quarta-feira, às 18h30min.

Onde: https://www.youtube.com/c/AliançaFrancesadeSãoPaulo

 

Convidados: Bruna Fiori, coordenadora de projetos do eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer do Centro Paula de Souza (São Paulo); Emmanuel Perier, gerente geral do departamento de programas internacionais da Ferrandi (Paris); Priscilla Rebouças, gerente comercial do Le Cordon Bleu de São Paulo; Suzana Tomei Toniatto, gerente de ensino da Aliança Francesa de São Paulo; e Thaís Cardim, porta-voz do Campus France.   


Mediação: Juliana Grazini dos Santos, doutora em Comunicação, Jornalismo Científico e Popularização Científica pela Universidade Paris 7 (Denis-Diderot) e diretora da Fundação Verakis - Mediação das Ciências dos Alimentos e da Alimentação. {Fonte: Assessor de Imprensa: Léo Sant´Anna}. 


SERVIÇO:

 "O vinho no mundo das artes e da filosofia"

Quando: 25/10, segunda-feira, às 18h30min.

Onde:  https://www.youtube.com/aliancafrancesadeportoalegre

 

Nenhum comentário: