Local é o primeiro sítio misto do Brasil a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) pela cultura e pela natureza
(Foto: Oscar Liberal/Iphan) |
O Brasil acaba de receber mais um título de Patrimônio Mundial. Paraty e Ilha Grande (RJ) foram reconhecidos nesta sexta-feira (5), pelo Comitê da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante reunião em Baku, Azerbaijão. Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal.
O local é o primeiro bem brasileiro inscrito na categoria de sítio misto, ou seja, cultural e natural. Abrange um território de quase 149 mil hectares, em que o centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental. Ali estão o Parque Nacional da Serra da Bocaina; o Parque Estadual da Ilha Grande; a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul; e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu. Sua área de entorno, com mais de 407 mil hectares, possui 187 ilhas, grande parte coberta de vegetação primária.
A candidatura de Paraty e Ilha Grande é fruto de parceria entre os ministérios da Cidadania e do Meio Ambiente, por meio do Iphan e do Instituto Chico Mendes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário