Páginas

sábado, 30 de março de 2019

“Ita Vita: Arte Fotográfica e Inclusão Social”

Uma parceria do Memorial da Inclusão, o Ministério da Cidadania e o Projeto Ita Vita traz a mostra “Ita Vita: Arte Fotográfica e Inclusão Social”, realizada com famílias e crianças com deficiência na cidade de São Paulo, até o dia 4 de maio. 

Com objetivo de incentivar o debate sobre a fotografia como ferramenta de inclusão social no Brasil, a exposição propõe desmistificar crenças populares e errôneas sobre a vida das crianças com deficiência.

São aproximadamente 20 imagens visuais com tamanho 60×90 e 12 imagens táteis para pessoas com deficiência visual. Quem quiser visitar, pode conferir de segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h no Memorial da Inclusão, localizado na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. (Fonte: Secom SP). 

serviço

“Ita Vita: Arte Fotográfica e Inclusão Social”

Data: Até 04 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados, das 13h às 17h
Local: Memorial da Inclusão – Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo/SP

quinta-feira, 28 de março de 2019

Jair Bolsonaro instala o caos entre poderes


Rodrigo Maia foi reconduzido à presidência da Câmara com apoio de Jair Bolsonaro, cuja ideia seria ter em Maia, sua tábua de ressonância. Aprovar todos os seus projetos, mesmo que ele e seus párias sofram desmoralização nas redes sociais diariamente . Seria isso a nova política que Bozzo sempre se refere? 

Com a recusa de dar cheque em branco ao Jair Bolsonaro, por sua vez, este instala caos entre poderes e, de quebra, gera instabilidade na sociedade e na economia do país. Porém, isso não é novidade se pegarmos seus inflamados durante campanha. Discursos estes que até hoje pontuam sua gestão - que completará três meses dia 1 de abril. Ou seja, ele ainda não desceu do palanque. 

Mas, qual é a novidade? nenhuma. Somente uma ameba com derrame cerebral teria ilusão de que Jair Bolsonaro faria um governo de de unidade nacional. Ele veio para zombar, para impor suas vontades goela a baixo do senador e parlamento. Gerar o caos entre poderes, e assim, partir para sua verdadeira missão: a traição, o golpismo. 
A crise gerada entre o presidente da República do Brasil (PSL) e Rodrigo Maia (DEM\SP), é algo inédito no Brasil. A falta de diálogo, melhor, o monólogo de Bolsonaro nada mais é do que alicerce para desmoralizar a câmara e o senado. 

A molecagem de Bolsonaro ao se utilizar das redes sociais (juntamente com Carlos Bolsonaro) chegou ao ponto que, ministros da ala militar do governo passaram a defender que ele  "volte para o compasso" e chame o presidente da Câmara, Rodrigo Maia para conversar. Conversar o que? A animosidade está no ar, está nos corredores dos três poderes, em Brasília. 

Bolsonaro e sua família, no Rio de Janeiro são famosos e chamados de "destruidores de reputação". É isso o que eles querem implantar. Desmoralizar tudo e todos, assim, sobrando apenas eles, Bolsonaros e alguns de seus puxa-sacos como ovelhas alvas, enquanto o restante serão pintadas de ovelhas negras.  Já passou da hora de pedir o impeachment deste sujeito travestido de presidente do Brasil. 
Enquanto isso, alguns interlocutores do presidente avaliam que a reação da Câmara ao aprovar a PEC do Orçamento na terça-feira (26) foi motivada por uma espécie de "crise de abstinência de protagonismo" do Legislativo. Afirmaram, contudo, que Bolsonaro já se convenceu de que precisa agradar políticos, o que parlamentares duvidam. Ou seja, jamais ele e suas bases assumem responsabilidades no que fazem. Sempre transferem ou arranjam um culpado - desde que não sejam eles. Tá dito. (Francisco Martins). 

terça-feira, 26 de março de 2019

Patrimônios de Pelotas virão à Expotchê, em Brasília

Circo Tholl e União Gaúcha João Simões de Lopes Neto foram confirmados como duas das principais atrações da 27ª edição da feira, que ocorre entre 7 a 16 de junho
Circo Tholl

Patrimônios vivos da cultura do Rio Grande do Sul, o Circo Tholl e a União Gaúcha João Simões de Lopes Neto, ambos sediados em Pelotas, foram confirmados como duas das principais atrações da 27ª edição da Expotchê, que ocorre entre 7 a 16 de junho de 2019, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade Sara Kubitscheck, em Brasília. 

Na Expotchê, a União Gaúcha João Simões Lopes Neto fará apresentações diárias, além de organizar uma exposição com indumentárias típicas do gaúcho que fogem do tradicional e vão além da bombacha. Em Pelotas, o grupo administra o Museu Criolo, cujo acervo conta com objetos utilitários como um pente usado para enfeitar o cabelo de Anita Garibaldi e a primeira caneta que o escritor João Simões Lopes Neto usou como presidente da instituição. 

Circo de sonhos

Criado em 1987, O Circo Tholl também fará uma homenagem ao escritor João Simões Lopes Neto nas performances da Expotchê.  O Circo Tholl destaca-se por aliar a estética dos novos circos (figurinos, visagismo, luz) com arte circense tradicional. Os espetáculos são deleite de imagens criadas pelos corpos que se unem em cena. Atualmente, quatro espetáculos fazem parte do repertório: Tholl, imagem e som, Exotique, Cirquin e Par ou ímpar. Ao todo, o Tholl traz na trajetória mais de 1050 apresentações, com público estimado em mais de 1,7 milhão de espectadores.

Soltos: Michel Temer, Moreira Franco, Coronel Lima

Desembargador do TRF2 manda soltar Michel Temer, Moreira Franco, Coronel Lima e outros 5

RIO DE JANEIRO - Na sexta-feira (22), o TRF2 tinha informado que os pedidos de habeas corpus de Temer e Moreira Franco seriam julgados apenas na quarta-feira (27). 

Decisão vai soltar oito presos na Operação Descontaminação, da Força-Tarefa da Lava Jato, realizada na quinta-feira. Desembargadora de plantão já tinha determinado soltura de outros dois. 

O desembargador argumentou na decisão desta segunda que todos os pedidos foram feitos até as 17h de sexta, mas que não houve tempo hábil de tomar uma decisão ainda na semana passada. "Não tinha, assim, a menor condição de, naquela tarde, decidir com segurança", escreveu.

Uma no cravo e outra na ferradura

Desembargador fala em 'caolha interpretação' de Bretas, após te-lo recheado o seu ego de elogios. 
A prisão de Temer havia sido ordenada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Lava Jato no RJ. Ele ordenou a prisão do ex-presidente e de mais nove pessoas. 

A investigação do Ministério Público Federal está relacionada às obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear. Entretanto, apesar de elogios a operação e ao juiz Marcelo Bretas, o desembargador faz críticas. Diz que houve "caolha interpretação" e que a prisão foi embasada em "suposições de fatos antigos. 

Apesar de sua soltura, o ex-presidente continua a responder um total de nove processos. O ministério Público Federal já fez coletiva de imprensa para comunicar que recorrerá da decisão do juiz. 

sábado, 23 de março de 2019

Exposição Monteiro Lobato: o homem, os livros

Exposição Monteiro Lobato: o homem, os livros, será aberta ao público no dia 18 de abril, data de nascimento do escritor.

Produções de Monteiro Lobato serão ponto de partida, a partir de exposição sobre o autor, que será aberta ao público em 18 de abril. 

A Biblioteca Nacional (BN) terá três novas coleções Brasilianas em formato digital. 

Será disponibilizador ao público obras de literatura infantil e juvenil, a partir das produções de Monteiro Lobato; obras musicais, a partir de partituras impressas; e obras cartográficas.

A mostra terá cerca de 50 itens entre livros originais e cartas trocadas entre o homenageado e o escritor Lima Barreto. “Monteiro Lobato era editor de Lima. Essa, aliás, é uma faceta que as pessoas não conhecem. Ele, por exemplo, fomentou o mercado do livro no Brasil, sobretudo, na distribuição, criando mais de 2 mil pontos de vendas”, conta Ana Merege, que divide a curadoria da mostra com Verônica Lessa.

Mágicos ilustradores

A exposição terá como ênfase a relação entre Monteiro Lobato e os ilustradores dos livros, a exemplo de Voltolino, Wiese, Villin, J. U. Campos, Belmonte, Nino, Rodolpho, Lamo, Le Blanc e Avgvstvs. O escritor escolhia diretamente cada um deles, já que era editor da própria obra.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Sérgio Moro: ministro CTRL C \ CTRL V

Presidente do Parlamento Brasileiro, Rodrigo Maia (DEM), chama ministro da Justiça Sérgio Moro (PSL) de "colador" copiador. Ou seja, um ladrão de ideias alheias. 


Irritado com a postura do Ministro da Justiça Sérgio Moro, que tentou enfiar goela a baixo a PEC anticrime para votação na Câmara. Não satisfeito Moro mandou para Rodrigo Maia um zap cobrando pressa de votação. 

O primeiro tapa no ex-juiz da Lava Jato foi: "Moro é funcionário de Bolsonaro, portanto, eu não tenho que falar com ele. Ele, Moro, fala com o presidente, então, se quiser, o presidente fala comigo. É assim que funciona", disse Maia. Maia foi mais além: Moro não passa de um "colador", um copiador. Sérgio Moro pegou todo o escopo do projeto anti-crimes elaborado pelo ministro Alexandre Moraes, e protocola como se ele fosse o autor. Isso aconteceu ontem, 21, após prisão do ex-presidente Michel Temer. 

Irritado 2 

Hoje, dia 22, mais uma irritação para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Desta vez, foi insultado, caluniado pelo filho mais novo de Bolsonaro, Carlos "boca de latrina" Bolsonaro, que o criticou duramente no Twitter e facebook. 

Descontente com as críticas feitas pelo filho do presidente do Brasil Jair Bolsonaro, Rodrigo Maia ameaçou deixar a base do governo no tocante busca de votos para aprovação da reforma da previdência, que já se encontra em suas mãos. "Se for para ser agredido em redes sociais pelos filhos do presidente, então ele não precisa da minha ajuda, eu caio fora, disse Maia".  Em resumo, Maia colocou Sérgio Moro em seu devido lugar após cobrança 

É melhor ir se acostumando 1 

Carlos Bolsonaro, melhor, a família Bolsonaro no Rio de Janeiro é conhecida como destruidores de reputação. Somente eles são ovelhas alvas e, o restante, negras. Portanto, caso Maia não queira ser achincalhado em redes sociais terá de tomar providências rápidas contra os Bolsonaros. 

É melhor ir se acostumando 2

Sérgio Moro, apesar de ter ganhado o Ministério da Justiça, ele ficou mais enfraquecido. Agora ele é vitrine. Este tapa com mão aberta em sua cara dada por Rodrigo Maia, já é a segunda recebida após sua aclamada atuação na Lava Jato. 

quinta-feira, 21 de março de 2019

Michel Temer é preso em São Paulo kkkkkk

Olá ex-presidente Michel Temer, lembra-se do que foi dito naqueles "Fale com o Presidente: Vou rir da sua cara ao ser preso. Sua vez chegou. Boa cadeia, safardana.


O ex-presidente da República Michel Temer foi detido pela Operação Lava Jato na manhã desta quinta-feira,21. 

SÃO PAULO, BRASIL - O mandado de prisão foi expedido pelo juiz Marcelo Bretas, responsável pela operação na 7ª Vara pelo Rio de Janeiro, e também tem como alvo o ex-ministro Moreira Franco. O ex-presidente estava em São Paulo, quando foi detido. A prisão, segundo a Globonews, tem relação com a operação "Radioatividade", um desmembramento da Lava Jato, que apura o pagamento de propina a dirigentes da Eletronuclear desde 2015.

Michel Temer já havia sido denunciado em dezembro na Lava Jato, em um processo que corria no Supremo Tribunal Federal, por lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva em um caso envolvendo o setor portuário de Santos. Ao deixar a Presidência, em janeiro deste ano, ele perdeu o direito ao foro privilegiado e seus processos foram remetidos para a primeira instância. Ele tem ao menos outras cinco investigações abertas.

11 PRESOS 

O principal tenáculo de Temer, o coronel João Batista, e mais dez foram presos. Segundo às investigações, o esquema montado por TEMER E BATISTA, vem desde 1980. A quadrilha recolhia dinheiro, fazia negociatas e outras tramóias para beneficiar o ex-presidente da República do BRASIL. 

STF: inquérito sobre ofensas a ministros da Corte na web

Ministro José Antonio Dias Toffoli,
um dos principais ofendidos na web 

Mandados são cumpridos por agentes da Polícia Federal em São Paulo e Alagoas.

Nesta semana, presidente do STF abriu investigação sobre ofensas e ameaças aos ministros.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as primeiras medidas no inquérito que investiga ofensas a ministros da Corte. 

As ações estão sendo cumpridas na manhã desta quinta-feira (21) e incluem busca e apreensão nas casas de suspeitos em São Paulo e Alagoas. A investigação corre em sigilo.

o ministro, que é relator da investigação, indicou dois delegados para atuar no caso. Foram designados para a investigação o delegado federal Alberto Ferreira Neto, chefe da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Fazendários, e o delegado Maurício Martins da Silva, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil de São Paulo.

Alexandre de Moraes anunciou ainda que a servidora do Supremo Cristina Yukiko Kusahara vai organizar, dentro da Corte, os trabalhos da equipe responsável pelo inquérito.

Na hora "H" os valentões negam 

Um dos alvos das buscas em Alagoas nesta quinta, o advogado Adriano Laurentino de Argolo, afirmou não ser o autor de algumas das mensagens que lhe são atribuídas, e que teve contas em redes sociais clonadas.

A Secretaria de Segurança de Indaiatuba (SP) informou que tomou conhecimento que a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão de equipamento particular na residência de um funcionário da Guarda Civil. 

segunda-feira, 18 de março de 2019

Retorno das atividades na EE Prof Raul Brasil

Secretaria da Educação de São Paulo, traça o planejamento e estruturação de atividades após tragédia em Suzano
Foto: O Globo


1 – Na segunda-feira (18/3) a escola será reaberta apenas para professores e funcionários, para traçar o planejamento e estruturação de atividades de acolhimento e preparação psicológica, com o apoio de várias secretarias do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Suzano, além de profissionais do Instituto de Psicologia da USP, Unicamp, Centros de Atenção Psicossocial (Capes) da Prefeitura, entre outras instituições.

2- A partir da próxima terça-feira (19/3), a escola será reaberta para os alunos participarem de atividades de acolhimento. Serão atividades livres para apoio psicológico, oficinas, terapia em grupo, rodas de conversa, depoimentos e compartilhamento de boas práticas. Para dar todo o suporte aos professores e servidores da escola, as equipes técnicas de especialistas do Governo de São Paulo e da Prefeitura de Suzano estarão na unidade ao longo de toda esta semana.

3 – Com objetivo de mudar o ambiente escolar, toda estrutura interna já está sendo pintada e revitalizada pela Seduc-SP, com o apoio da comunidade escolar.

4 – Uma rede de apoio com instituições públicas e privadas foi formada desde o primeiro dia do episódio na escola. Esta rede atuou durante todo este fim de semana, realizando atendimento psicológico e especializado na Diretoria Regional de Ensino de Suzano e na Capes de Suzano, bem como fazendo visitas domiciliares às famílias das vítimas.

5 – A definição sobre a data da retomada das aulas será tomada pela Direção da escola, nesta semana. (Fonte: Secom). 

OS CRIMES

sexta-feira, 15 de março de 2019

4ª edição do festival internacional DIGO 2019

Abertas as inscrições para a 4ª edição do festival internacional DIGO 2019

Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás acontece entre os dias 06 e 12 de junho, em Goiânia (GO)

Estão abertas, até o dia 20 de abril, as inscrições para a 4ª edição do Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO). Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do formulário disponível no site do evento. O evento acontece entre os dias 6 e 12 de junho de 2019, nos cinemas Lumière do Banana Shopping e no Espaço Sonhus – Centro Cultural em Goiânia (GO).

O festival recebe longas-metragens e curtas-metragens nas categorias ficção, documentário ou experimental, desde que estejam dentro da temática LGBTI+. Todos os filmes devem ser inéditos tanto online quanto comercialmente e não podem ter sido finalizados antes de 2017. Não há limite no número de inscrições por participante.

Além das mostras, o festival conta com performances, mesas, teatro, conferências, debates e duas oficinas: a Oficina Drag Queen e a Oficina Rodando um Curta, que ocorrem no quarto dia de festival. Qualquer dúvida referente a inscrições podem ser enviadas para  inscrições . É possível também encontrar mais informações no site do festival e por meio do regulamento do festival. (Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria Especial da Cultura Com informações da Ancine Ministério da Cidadania). 

Contratar novo espetáculo de Vicentini Gomez "Palhaçoando"

Palhaçoando é o novo espetáculo do ator, clown e mímico Vicentini Gomez que está em tournée pelo Brasil, com apresentações em Colégios e Clubes. 

Vicentini Gomez - Foto divulgação
Com mais de quarenta anos de uma bem sucedida carreira na televisão, no teatro e no cinema, Vicentini preparou um mix de cenas de seus melhores espetáculos com o Palhaço Chico Picadeiro -sem a sua tradicional máscara-  e compilou nesta peça uma sequencia de esquetes com números de mímica e clown, numa linguagem simples e acessível, onde o riso é o principal remédio.   

A garotada ri com gosto, dá palpites, gritos espontâneos e se regala com as peripécias do espetáculo, ora aplaudindo, ora participando, ora torcendo pelo palhaço em seus números.  

Um espetáculo para ser apresentado em Escolas e Clubes. No palco do auditório, no pátio, coberto na quadra de esportes ou onde tiver um espaço coberto possível para a realização do espetáculo. 

No Palco, só o Vicentini e a sua simpatia, o seu humor facial e corporal, a sua capacidade de “contar” uma estória com toda sorte de incidentes e “acidentes”, fazendo-se entender por um público infantil atento e curioso por  “decodificar” as mensagens  mudas, em meio a um silêncio pontilhado de risadas e exclamações infantis, comentou certa vez a crítica da Folha de São Paulo Tatiana Belinky.

Atualmente Vicentini Gomez está na reprise da novela Cúmplices de um Resgate, no SBT, onde representa o Italiano Giuseppe. 

Clique no link

quinta-feira, 14 de março de 2019

Escola Fazendária SP oferece cursos on-line gratuitos

Inscrições seguirão até abril e o certificado pode ser emitido nas áreas de ética, cidadania fiscal e orçamento público

A Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio da Escola Fazendária de São Paulo (Fazesp), oferece à população três cursos de educação a distância. O curso de “Ética e Cidadania Fiscal” é direcionado ao público geral e busca aprimorar conhecimentos sobre tributação, responsabilidades do Estado e exercício da cidadania, aperfeiçoando, dessa forma, a percepção sobre gestão pública e responsabilidade fiscal.

Com carga horária de 10 horas, o curso de “ITCMD – Procedimentos” é indicado para advogados, oficiais de cartório, estudantes e demais interessados em questões relativas ao Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), em especial, os procedimentos necessários para o cálculo desse tributo.

Para fortalecer a relação entre Estado e sociedade e multiplicar conhecimentos essenciais sobre fisco, tributos e gastos públicos, a Fazesp também oferece o curso “Orçamento Público, Controle Social e Cidadania Fiscal”. As aulas darão a dimensão da importância do orçamento público e do controle dos gastos.

As   INSCRIÇÕES  podem ser feitas pela internet. Receberá certificado quem alcançar, no mínimo, 70% de acertos nas questões objetivas, apuradas no fim de cada módulo.

Familiares se despedem em velório coletivo

Quinta-feira, 14, a cerimônia coletiva em homenagem aos mortos ocorre na Arena Suzano, que tem capacidade para 4.000 pessoas. 

Foto: Maiara  Barbosa/G1

SUZANO, GRANDE SP: Foram levados para o local os corpos das duas funcionárias do colégio mortas, a coordenadora pedagógica Marilena Ferreira Umezo e a inspetora Eliana Regina, e os dos alunos Kaio Lucas da Costa, Claiton Ribeiro, Samuel Melquiades e Caio Oliveira.

O funeral é aberto ao público, mas somente familiares e amigos próximos dos parentes têm acesso aos caixões colocados no centro da quadra poliesportiva, isolado por grades de contenção. O enterro está marcado para as 16h, no cemitério São Sebastião, em Suzano.

Vítimas: 

Caio Oliveira, 15 anos, estudante
Kaio Lucas da Costa Limeira, 17 anos, estudante
Samuel Melquíades Silva de Oliveira, 16 anos, estudante
Claiton Antonio Ribeiro, 17 anos, estudante

Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 anos, inspetora

Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 anos, coordenadora pedagógica

O velório de Douglas Murilo Celestino começou por volta de 1h em uma igreja evangélica em Suzano.

O corpo do comerciante Jorge Antonio de Moraes foi velado no Cemitério Colina dos Ypês, em Suzano, onde foi sepultado perto das 11h

TRAGÉDIA

quarta-feira, 13 de março de 2019

Movimentos sobre Rodas Paradas

"Movimentos sobre Rodas Paradas" será encenado no Multipalco Eva Sopher em apenas 4 apresentações. 
Fotos Adriana Marchiori

PORTO ALEGRE, BRASIL - Movimentos sobre Rodas Paradas é um espetáculo feito sob medida para espectadores ávidos por diferentes experiências teatrais. A peça será apresentada no estacionamento do Multipalco Eva Sopher, que será transformado em espaço cênico. No terceiro subsolo do centro cultural, os espectadores poderão circular entre os atores e veículos - que são conduzidos pelo elenco. A montagem retorna a cartaz em apenas quatro apresentações nos dias 23, 24, 30 e 31 de março, às 19h. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro.  

O ESPETÁCULO

Em Movimentos sobre Rodas Paradas, público e elenco dividem o mesmo espaço. Carros são mais que simples elementos cenográficos, são uma espécie de palco para os atores, que também contracenam com os veículos. 

 Dirigida por Carlos Ramiro Fensterseifer, a peça tem dramaturgia assinada pelo ator e diretor Nelson Diniz, que também atua na montagem. São cinco esquetes: Personagens, Bastidores, Ensaio, Abordagem e Merda. Nelas, os personagens  retratam a vida cotidiana, mas estão inseridas em situações inusitadas e marcadas pelo humor ácido. Compõem ainda o elenco Álvaro RosaCosta (que assina a cena sonora original), Fábio Cuelli e Liane Venturella. 

Uma comédia despretensiosa, divertida e inteligente. Um prato cheio para espectadores ávidos por novas experiências teatrais. 

Ficha-técnica: 

Direção: Carlos Ramiro Fensterseifer; Dramaturgia: Nelson Diniz; Elenco: Álvaro RosaCosta, Fábio Cuelli, Liane Venturella e Nelson Diniz; Cena Sonora Original: Álvaro RosaCosta; Iluminação: Mirco Zanini; Figurinos: Carlos Ramiro Fensterseifer; Ambientação e Adereços: Rocco Rodrigo. 

Quando: 23, 24, 30 e 31/03, sábados e domingos, às 19h.  
Onde: Estacionamento 3S do Multipalco Eva Sopher (Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro, Porto Alegre)

Quanto: R$ 40,00 - 50% de desconto para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e sócios da Associação de Amigos do Theatro São Pedro. 
Duração: 60 minutos

Classificação etária: 16 anos

(Fonte:  Assessor de Imprensa: Léo Sant´Anna). 

terça-feira, 12 de março de 2019

Rede Circo Futuro

Circenses de três países latinos são convocados para residência no Brasil
Cirque du Soleil - imagem meramente ilustrativa 

Iniciativa da Rede Circo Futuro no Ceará foi contemplada pelo Iberescena – programa representado no Brasil pela Funarte

Até o dia 31 de março, a Rede internacional Circo Futuro está com inscrições abertas para uma residência de criação em Fortaleza (CE), com realização em julho de 2019. Trata-se de um projeto contemplado pelo Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena) – representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Está previsto um valor de 7.500 euros para a manutenção e apoio aos contemplados.

Dispositivo Circo Futuro – Residência de Criação – Fortaleza é o nome da iniciativa. Por seu intermédio serão selecionadas duas propostas de criação na área do circo. A convocatória é destinada apenas para artistas, grupos e companhias residentes na Argentina, Chile ou Uruguai – países que fazem parte do Circo Futuro.

As residências

Para as residências, cada equipe contemplada se desloca para um local da capital cearense – com espaço e estrutura apropriados –, por um período de 15 a 20 dias (conforme disponibilidade das equipes e do lugar), para uma “imersão exclusiva” no processo de criação. Os selecionados receberão um acompanhamento adequado às suas propostas: “aconselhamento artístico e de produção”, ação de “visibilidade junto à classe artística”, ou formulação de “perspectivas de parceiros futuros”. 

Direitos e deveres

A premiação de 7.500 euros será disponibiliza para despesas específicas, como passagens do local de origem até o da residência; hospedagem e alimentação, durante toda a estadia; disponibilização de espaço “adaptado à realização da proposta”; e “acompanhamento artístico e apoio de produção no desenvolvimento” dos projetos escolhidos. 

Para realizar a sua inscrição, os interessados devem preencher o formulário disponível  NESTE LINK : até o dia 31 de março de 2019. Encerrado o prazo, uma pré-seleção será feita por uma comissão de membros do Circo Futuro. Ela apontará até 12 propostas – leia na convocatória detalhes sobre a composição da Comissão e seus critérios seletivos.


segunda-feira, 11 de março de 2019

Casa de Rui Barbosa é aberto para visitação mediada

Passeio revela de curiosidades históricas e a variada fauna e de flora que compõem os 9000 metros de extensão do espaço. O jardim que cerca a Casa de Rui Barbosa é uma das joias do Rio do Janeiro. 


Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e protegido conforme as diretrizes das Cartas de Florença e de Ouro Preto (acerca de jardins históricos), o espaço guarda em seus 9 mil metros quadros um fragmento da história brasileira. Ali, por exemplo, há um frondoso exemplar de lichia, plantado pelo ilustre morador, que se mudou para a residência em 1893. É possível também ficar diante de uma árvore de pau-brasil, fincada no terreno, em 1930, pelo então presidente Washington Luís.

Esse pequeno oásis, cravado no pungente bairro de Botafogo, é a estrela do projeto Jardim em Foco, que, nos últimos dois anos, levou 1,3 mil pessoas a percorrerem seus cantos mais íntimos, numa visita mediada e cercada de curiosidades. O jardim é tão especial que, nessa visita, o participante nem passa pela espetacular casa onde morou Rui Barbosa. Neste mês de março, a atividade será neste sábado (9) e na quarta-feira (13), a partir das 14h30, com distribuição de senhas com 30 minutos de antecedência.

Flora \ cuidado 

A observação da flora e da fauna é um dos momentos mais apreciados desse projeto, idealizado por Nayara Cavalini de Souza. O xodó do público é um casal de tucanos que mora no jardim. Por ali, circulam também dezenas de micos e uma infinidade de pássaros, que se alimentam de frutas, como sapoti e manga, que são catadas pelas pessoas quando caem dos galhos. “Há peixes no lago e uma garça que vez por outra chega para pescá-los”, conta Aparecida.

Por ser um jardim histórico, há regras rígidas adotadas no espaço. Não se entra com bolas, bicicletas, não se pode subir nas árvores para pegar as frutas, nem fazer festas embaixo de suas copas. 

O passeio dura em média uma hora, mas pode se prolongar de acordo com a dinâmica das pessoas. Uma das curiosidades reveladas é sobre a perda do jardim lateral em 1926, numa ação do ex-presidente Artur Bernardes, que foi transformado numa rua para ligar as avenidas São Clemente e Assunção.


sábado, 9 de março de 2019

Paranapiacaba: mais viagens do Expresso Turístico

A partir deste mês os turistas terão mais oportunidades de chegar a Paranapiacaba com o Expresso Turístico. 

SANTO ANDRÉ, SP (BRASIL) - A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) decidiu ampliar o número de viagens para a vila ferroviária, devido à alta procura. Antes disponível somente aos domingos, o serviço agora também será oferecido um sábado por mês.

As primeiras viagens extras ocorrerão nos dias 9 de março e 13 de abril. Nos meses de junho e julho, quando acontece o Festival de Inverno de Paranapiacaba, o número de viagens também aumentará. No total serão seis viagens a mais: três em junho e três em julho.

De acordo com a CPTM, a decisão de ampliar o número de viagens ocorreu porque Paranapiacaba é o destino mais procurado pelo público, o que cria uma fila de espera para quem quer ir à Vila com o trem. Em 2018, 8.673 pessoas embarcaram rumo à Vila aos domingos. No mesmo período a cidade de Jundiaí, que recebe o Expresso Turístico três sábados a cada mês, atraiu 4.044 visitantes. Mogi das Cruzes, que conta com uma viagem aos sábados por mês, somou 458 passageiros.

O bilhete unitário para a viagem a Paranapiacaba tem o valor de R$ 50, para quem embarca na estação da Luz. É possível também pegar o trem na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, ao custo de R$ 44. Os descontos podem chegar até 25% na compra de quatro passagens. O bilhete é vendido das 9h às 18h, todos os dias, nas bilheterias das estações da Luz e Prefeito Celso Daniel-Santo André.

Atrações históricas e naturais – Ao chegar à Vila de Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, o visitante conta com série de atrações históricas e naturais para conhecer. Uma delas é a Casa da Família Ferroviária, que reconstitui uma casa da década de 1930 está localizada na avenida Fox, 438 (ingresso R$ 3, com visita guiada).

Outra atração da vila é a Feira Caminhos do Cambuci, com produtos e artesanatos produzidos com o fruto típico da Mata Atlântica, no Antigo Mercado. A vila oferece ainda série de serviços de alimentação, cafés e artesanato, entre outros. (Fonte: Secom Prefeitura). 

sexta-feira, 8 de março de 2019

Cooperação Brasil-Portugal trará exposições e Centros de Interpretação

Em maio de 2019, o país europeu receberá uma missão de intercâmbio com gestores, prefeitos e trades turísticos brasileiros 
Alfama, tradicional bairro de Lisboa, Portugal 

O objetivo é conhecer referências em Centros de Interpretação portugueses, a fim de trazer modelos para as 13 cidades detentoras de sítios culturais Patrimônio Mundial no Brasil.

Ainda neste ano, está prevista a inauguração de exposição sobre Patrimônio Imaterial luso-brasileiro, no Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial, no Rio de Janeiro. 

 A mostra irá, também, tratar sobre os 10 bens imateriais portugueses, sete dos quais levam o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Um dos objetivos é demonstrar a maneira como as culturas se relacionam, além do destaque às raízes comuns que existem entre os dois países. Posteriormente, a exposição seguirá para o Museu Nacional de Etnologia e Museu de Arte Popular, em Lisboa.

Em 2020, quando o Rio de Janeiro irá sediar o Congresso Mundial de Arquitetos, a cidade irá receber outra exposição produzida em cooperação com Portugal. A mostra Patrimônio Arquitetônico Luso-brasileiro, também prevista para inauguração no Paço Imperial, vai apresentar experiências de intervenção contemporânea no Patrimônio Cultural, tanto lá quanto cá.

Centros de Interpretação

Os Centros de Interpretação oferecem atendimento a turistas e visitantes, com informações sobre o sítio histórico, atrativos locais, programação cultural, entre outras informações. Ali se pode encontrar exposições permanentes e outros serviços, como oficinas, palestras e atividades formativas para público tanto adulto quanto infantil.

Os gestores brasileiros poderão se inspirar em casos como a Casa da Memória de Guimarães ou o Centro Interpretativo da Rota do Românico, onde se divulgam itinerários culturais, apresentando as diversas rotas que podem ser feitas no território, a partir de uma explanação sobre o tema no próprio edifício onde está instalado. (Fonte: sitio Cultura ).

quarta-feira, 6 de março de 2019

Palestras em SP sobre violência doméstica nos dias atuais

Atividades serão realizadas pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania
Domingos Montagner  (memória) e Naura Schneider
no filme " Vidas Partidas" 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com as secretarias estaduais da Saúde e da Administração Penitenciária (SAP), realizará palestras com o tema ”Compreender a violência doméstica nos dias atuais”.

As atividades serão realizadas nos dias 8, 13 e 20 março. Vale lembrar que os encontros serão exclusivos para servidores dos órgãos e buscam capacitar os colaboradores no atendimento, acolhimento e encaminhamento das mulheres vítimas de violência.

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo também participará dos eventos e abordará a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que estabeleceu mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Agenda

No dia 8 de março, o encontro será das 9h às 16h, no Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermínio de Moraes, localizado bairro do Itaim Paulista, na capital. As palestras serão ministradas pela psicóloga do Cravi Priscila Martins D’Áuria.
Nos dias 13 e 20 de março, as palestras acontecerão às 14h30, no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, localizado no bairro do Carandiru, na cidade de São Paulo.
serviço
Palestra: “Compreender a violência doméstica nos dias atuais”

Data: 8 de março
Local: Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia José Ermínio de Moraes
Horário: 9h às 16h
Endereço: Praça Aleixo Monteiro Mafra, 34 – São Miguel Paulista – São Paulo – SP

Data: 13 e 20 de março de 2019
Local: Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário
Horário: 14h30
Endereço: Rua Dom José Maurício, 15 – Carandiru – São Paulo – SP

Jair Bolsonaro: um pornógrafo covarde na presidência

Jair Bolsonaro publica em sua conta  no Twitter  vídeo controverso para criticar Carnaval de rua. Bolsonaro amou a dedada, por isso postou!

Bolsonaro: Um canalha na presidência da 
república brasileira
O neonazista e falsiane presidente da República Brasileira, Jair Bolsonaro, postou no Twitter  na terça-feira,5, vídeo pornográfico onde um homem enfia o dedo no próprio anus enquanto outro urina em sua cabeça.  Só assim, nesta quarta, 6, ele se mantém no centro das atenções, haja vista que, por merecimento ou trabalho em prol da população brasileira, ele jamais se  manteria. 

 Primeiro, ele jamais pode tecer críticas, pois ele é parte integrante do poder. Mas, mesmo assim, ele publicou  vídeo na noite de terça, onde homem aparece em cima de um ponto de ônibus colocando o dedo no próprio ânus e, na sequência, um outro homem urina em sua cabeça. De acordo com a conta do presidente, “é isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro”. Não foi possível determinar de imediato onde ou quando o vídeo foi feito.

“Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões”, escreveu a conta de Bolsonaro na postagem que acompanha o vídeo. 

Um covarde na presidência



Ora cara pálida, quer mais obscuro e indecente do que o Exército que te deu patente de capitão sem que tenhas prestado serviço algum à nação? Quer algo mais indecente do que isso. Vergonha na cara é pouco pois no Rio de Janeiro, ele e seus filhos são chamados de DESTRUIDORES DE REPUTAÇÕES. Não é isso que se espera de um chefe de nação. Ele, Jair Bolsonaro, precisa ser responsabilizado, já. Impeachmente neste presidentinho boca suja. 

Presidente, este papo de que não se sente confortável é algo que não convence. Se viu é porque gostou. Se postou é porque é covarde, canalha. 

Espetáculos e exposições SP\RJ\ES

Exposição ‘Uma Nova Música Antiga’: Até 31/3: Endereço: Museu Solar Monjardim – Avenida Paulino Müller – Vitória (ES)
Espetáculo ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’

A exposição exibe instrumentos musicais originais com quase 300 anos de idade, além de réplicas fiéis, que testemunham a história da música erudita no Brasil. Entre as preciosidades que o visitante encontrará na exposição destacam-se um violino de 1820 que pertenceu à família da Princesa Isabel e um cravo em cuja tampa está pintada uma cena da Baía de Vitória no século XVIII. Mais Informações

Mostra ‘O desenho de Lasar Segall’

Até 17/6 – quarta a segunda-feira,das 11h às 19h: Endereço: Museu Lagar Segall – Rua Berta, 111 – São Paulo (SP)

Com curadoria de Giancarlo Hannud, diretor do museu, a mostra “O desenho de Lasar Segall” traz 54 desenhos dos mais de 2,4 mil que integram o acervo da instituição, revelando a inesgotável riqueza expressiva e técnica de sua produção.  Outras informações


Espetáculo ‘Ariano – O Cavaleiro Sertanejo’: De 12/3 a 14/4, às 19h (de domingo a domingo)
Endereço: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Rio de Janeiro (RJ)

A peça é uma viagem ao universo nordestino, por meio de alguns ícones da sua cultura, como o cancioneiro, o sertanejo, o repente, o forró, o mamulengo e o Movimento Armorial — idealizado e dirigido por Ariano Suassuna. O objetivo do Movimento é o de valorizar a cultura popular do Nordeste, criando uma espécie de arte brasileira erudita a partir das raízes da cultura do país. No espetáculo, seis cavaleiros saem à procura de Suassuna. Invadem a cidade nordestina de Armorial munidos de muita música, amor e poesia. Eles cantam e contam a lenda do cavaleiro nordestino. “Aquele que nasceu, amou, viveu e lutou, usando as armas mais potentes: a pena e a tinta”. O cavaleiro andante, de mistérios e mitos deixou seu legado e perpetuou suas histórias, sendo intitulado Ariano – O Cavaleiro Sertanejo. Acessar matéria


Exposição ‘1808 –1818: A construção do reino do Brasil’
Até 29/3 – 12h às 16h30 (segunda), 10h às 16h30 (terça a sexta): Endereço: Espaço Cultural Eliseu Visconti – Rua México S/N – Rio de Janeiro(RJ) 

A exposição reflete sobre a época joanina, período que começa com a chegada da corte portuguesa em 1808 e, logo em seguida, pela abertura dos portos brasileiros às nações unidas e termina com a coroação do príncipe regente D. João.

Artistas, viajantes e naturalistas foram autorizados a conhecer e a registrar a paisagem tropical. Foram 10 anos que transformaram o Brasil, quando foram fundados o Banco do Brasil, a Imprensa Régia, o Jardim Botânico, a Biblioteca Real, atual Biblioteca Nacional, as academias Real dos Guardas Marinhas e Real Militar e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.  Ler Mais

terça-feira, 5 de março de 2019

Festival de improvisação e arte sonora

Casa das Rosas recebe festival de improvisação e arte sonora. Atividade gratuita, que será realizada em 16 de março, propõe a união da performance musical com a declamação poética

SÃO PAULO (SP) BRASIL- No dia 16 de março, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos promove, a partir das 19h, a Improfest Encruzilhada, encontro entre música instrumental improvisada e performance poética. A atividade, gratuita, integra o Festival Internacional de Improvisação e Arte Sonora.

Vale destacar que a iniciativa reúne o poeta Rodrigo Brandão e o músico Leandro Archela na instituição que faz parte da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerenciada pela Poiesis.

Na apresentação, um poeta convidado realiza uma leitura de poemas enquanto um músico executa peças concebidas no momento exato da performance, propondo a encruzilhada entre o improviso musical e a prática da declamação poética.

serviço

Improfest Encruzilhada – Casa das Rosas
Data: 16 de março de 2019 (sábado)
Horário: 19h às 21h
Recomendação etária: livre
Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição
Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos
Endereço: Avenida Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça-feira a sábado (10h às 22h) e aos domingos e feriados (10h às 18h)