Páginas

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Avós e netos resgatam velhas brincadeiras em escola baiana

Foto: Vânia Dourado/MEC/


Brincadeiras de roda fazem parte da proposta pedagógica da escola do interior baiano Projeto pedagógico recebeu 6º Prêmio Professores do Brasil.

A professora Vânia Emília Dourado, 36 anos, da Escola Anísio de Souza Marques, na zona rural de Iraquara (BA), conseguiu envolver alunos da educação infantil e seus avós numa proposta pedagógica para ensinar a brincar como antigamente. Cantigas de roda, como Seu Juquinha e Mulher Rendeira foram selecionadas entre as muitas enviadas pelas famílias das crianças de quatro e cinco anos.

O projeto pedagógico Meus Avós Brincavam de Quê? foi um dos distinguidos este ano no 6º Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. Foram selecionadas para o projeto dez brincadeiras vinculadas a vivências culturais da região. Assim, avós e pais puderam lembrar a infância e brincar com filhos e netos.

Resgate - Autores como o historiador Câmara Cascudo (1898-1986) e a professora Tizuko Kishimoto explicam que o resgate de jogos tradicionais infantis é importante porque expressam a produção espiritual de um povo. Como são transmitidos pela oralidade, estão sempre em transformação, incorporando criações anônimas das sucessivas gerações. Pesquisas mostram a importância de resgatar os jogos tradicionais na educação e socialização da infância, a exemplo do projeto da professora Vânia Emília. Ao brincar e jogar, a criança cria vínculos sociais, ajusta-se ao grupo, obedece a regras e aprende a ganhar e a perder. Valores que seguirão com ela na vida futura.

Nenhum comentário: