Páginas

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Goeldi na BM&F

Oswaldo Goeldi abre temporada de 2007 do Espaço Cultural BM&F
Mostra de obras do artista é a maior já realizada no país

O Espaço Cultural BM&F inicia sua temporada de 2007 com a maior mostra de obras do artista Oswaldo Goeldi já realizada no país. A exposição ‘Goeldi na BM&F: arte em branco e preto’ reunirá 54 obras nas técnicas de xilogravura, bico de pena, linoleogravuras e desenhos, além de 14 outras peças, entre objetos pessoais, fotos e recortes de jornais. A curadoria é de Lani Goeldi (sobrinha do artista) e de Ricardo Vianna Barradas.


Oswaldo Goeldi (1895-1962) é considerado um dos maiores xilogravuristas do Brasil, tendo ganho, em 1951, o primeiro Prêmio de gravura para artistas brasileiros na primeira Bienal de São Paulo. Nascido no Rio de Janeiro, filho do renomado naturalista suíço Emílio Augusto Goeldi – diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro, por convite do imperador D. Pedro II, e responsável pela reestruração do Museu Paraense -, Goeldi viveu no Pará até os seis anos de idade e na Suíça dos seis aos 24 anos. Serviu como soldado na Guerra de 1914, após a qual abandonou os estudos na escola politécnica, preferindo estudar na École des Arts et Métiers, em Genebra. Em 1919, retornou ao Brasil, estabelecendo-se no Rio de Janeiro. Foi colaborador de diversas publicações, como as páginas dominicais do jornal A Manhã ou o suplemento literário Autores e Livros. Ilustrou também livros de diversos autores, como Cobra Norato, de Raul Bopp; os romances de Dostoiéwski, publicados pela Livraria José Oympio Editora; Martin Cererê, o Brasil dos meninos, dos poetas e dos heróis, de Cassiano Ricardo; Mar Morto, de Jorge Amado; entre vários outros.
FONTE: Fátima Lopes - Dir. comunicação da BM&F

IMPRENSA: 28/02 às 18h30


SERVIÇO


LOCAL: Espaço Cultural BM&F
Praça Antonio Prado, 48, Centro

De 28 de fevereiro a 5 de abriL
Horários: das 10h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira. São realizadas visitas monitoradas para grupos e escolas, que devem ser agendadas pelo telefone 11 3119-2404.

Nenhum comentário: