Páginas

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Festival BNB

I Festival BNB da Música Instrumental, começa dia 19 e abrangerá 100 eventos musicais e educativos, sendo 34 concertos, 32 exibições de vídeos, 22 passagens de som e nove ensaios abertos ao público, além de debate, curso e oficina.

O I Festival BNB da Música Instrumental reunirá 173 músicos de oito Estados nordestinos, durante duas semanas (período de 18 a 31 de julho), em três cidades cearenses - a capital Fortaleza, além de Juazeiro e Crato, no Cariri, região Sul do Ceará. Gratuito, o Festival abrangerá um total de 100 eventos musicais e educativos, compreendendo 34 concertos ao vivo (realizados por 28 grupos e artistas solo especialmente convidados), 32 exibições de vídeos internacionais de música instrumental, 22 passagens de som e nove ensaios, todos abertos ao público, além de um ciclo de debates sobre o exercício da profissão de músico, um curso sobre música eletroacústica e uma oficina sobre ritmos afro-brasileiros. A Banda Brasuca [Foto divulgação] é a responsável por dar o tom do Festival. Trata-se de uma big-band nos moldes das grandes bandas de jazz internacionais, como a de Benny Goodman e Glen Miller.

A diferença é que eles tocam o melhor da Música Popular Brasileira, adornada por refinadas incursões instrumentais a cargo de conceituados músicos. O destaque vai para os excelentes arranjos de metais do líder João Cristal. Um bom exemplo é a versão de "Ponteio" de Edu Lobo e Capinam. A banda é uma verdadeira seleção de craques, experientes e consagrados, da música instrumental, representando bem a efervescência da cena cearense, reunindo o talento e a versatilidade de Carlinhos Patriolino (bandolim), Tarcísio Sardinha (violão e cavaquinho), Adelson Viana (acordeão), Márcio Resende (sax e flauta), Ricardo leite (baixo) e Ricardo Pontes (bateria), todos bastante requisitados para shows e gravações em Fortaleza. Haverá também, haverá a Mostra Internacional de Vídeos de Música Instrumental. Serão 32 exibições de 29 vídeos instrumentais de artistas oriundos da Europa Ocidental (França e Inglaterra), Europa Central (Alemanha, Áustria e Polônia), Leste Europeu (Estônia, Grécia e Rússia), Escandinávia (Suécia), Ásia (Índia, Israel, Japão e Singapura), América do Norte (EUA e Canadá), América Central (Cuba), América do Sul (Argentina) e África (África do Sul). Neste primeiro dia (18), serão exibidos os DVDs de Glenn Gould (Canadá), às 10h30, Kitaro (Japão), ao meio-dia, e Stephane Grappelli (França), às 13h30.

Contatos: Em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) e na Sede Praia do BNB Clube de Fortaleza (av. Zezé Diogo, 7333 - Praia do Futuro - fone: (85) 3433.7235); em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural BNB-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855); e no Crato, no Teatro Rachel de Queiroz (rua Dom Quintino, 913 - (88) 3523.4148).

Nenhum comentário: