Páginas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

"exposição-processo"

Sede da presidência do Brasil até a transferência da capital federal para Brasília (1960) e palco de capítulos controversos da história republicana brasileira, como o suicídio de Getúlio Vargas, o Palácio do Catete, no Rio de Janeiro (RJ), é local privilegiado para celebrar e refletir sobre a Proclamação e toda a história que se seguiu à instauração de uma república federativa presidencialista no Brasil.

Os paradoxos, ambiguidades, embates e polêmicas gestados nessa trajetória são o foco da exposição "Gabinete republicano de histórias controversas, não ditas e mal ditas", que o Museu da República abre ao público com conteúdo integral nesta quarta-feira (15), feriado da Proclamação da República. Mostra tem como ponto de partida duas salas do museu. 

A primeira sala da exposição, que ficará em cartaz até o final de 2018, aborda as controvérsias e crises dos dez primeiros anos da República, com enfoque no golpe que derrubou a monarquia e nas grandes revoltas do período, como as revoltas da Armada e de Canudos.

A segunda sala trata do descompasso entre o projeto europeizante das elites brasileiras do início do século XX com a realidade do país, abordando também o tema do racismo e preconceito, além da ambígua figura de Getúlio Vargas. Já a terceira sala mostra diversas questões controversas do período de 1960 até a atualidade: a construção de Brasília, o golpe de 1964, a redemocratização, a constituinte de 1988, os movimentos sociais e os impeachments.

A quarta e última sala da exposição faz um apanhado da mostra e estimula a reflexão para o futuro próximo do Brasil. Com destaque para mais um ineditismo: pela primeira vez desde 1889, o projeto iconográfico original daquela que viria a ser a atual bandeira do Brasil será exposto ao público.

Serviço

Museu da República
Endereço: Rua do Catete, 153 – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2127-0324
Horários: Terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Nenhum comentário: