Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Museu de cera

Perto da capital paulistana o museu de cera dá ênfase as personalidades do período imperial, catequisação, políticos e intelectuais como Rui Barbosa.

Sempre que se fala em museu de cera logo vem em nossa mente algo assustador, figuras de monstros deformadas e cenas de assassinato. Isso talvez seja influência de antigos contos da literatura clássica. Talvez o estigma de que imagens contidas em museus desse gênero como o museu de cera da Madame Tussaud's, onde exista uma ala com monstros com tais características. Mas, na verdade, museus de cera existem de muitos tipos e quase nunca vinculados realmente a essas cenas de terror.

Por exemplo, o acervo do Museu Alpino, vai de figuras que participaram diretamente da história do Brasil; Lampião e Maria Bonita, Pedro Álvares Cabral, Dom Pedro I e II, a Princesa Isabel e a chamada classe alta intelectual como Rui Barbosa.

Muitos podem até ficar surpresos, mas o Brasil tem o seu museu de cera e está localizado na estância turística de São Roque, em São Paulo, no quilômetro 58 da Rodovia Raposo Tavares, e foi fundado em 21 de abril de 1988, em uma adega de um antigo casarão, e apresenta 54 esculturas de personalidades da história do Brasil, e foi, como a maioria dos museus do gênero, inspirado pelo Museu de Madame Tussaud's. Tudo começou quando um argentino - Alexandre Miletic, que ficou encantado com o que viu na Inglaterra e resolveu fazer algo semelhante aqui no País. Trouxe de Londres mão-de-obra especializada para desenvolver o museu.

O acervo foi comprado em leilão pelo empresário dono do hotel. Lá, você vai encontrar figuras que participaram da construção e história do Brasil. Outra categoria que não ficaria de fora é a dos políticos e, ela está representada por ex-presidentes populares como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, que são atrações do local. Os verdadeiros donos do Brasil, os indígenas, também fazem parte do acervo do Museu Alpino. Todos os personagens são retratados em tamanhos originais.

Nenhum comentário: