Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tradições gaúchas preservadas mundialmente

Foto: Daniel Isaia
Danças típicas, churrasco e chimarrão, entre outros costumes da cultura gaúcha, podem adquirir projeção internacional com a candidatura dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É o que pretende o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC).

O secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do MinC, Adão Cândido, participa, nesta quinta-feira (9), em Porto Alegre, de reunião com Callegaro para dar início ao processo de candidatura ao Registro de Melhores Práticas de Salvaguarda, no âmbito da Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

Atualmente, há 1,7 mil Centros de Tradições Gaúcha espalhados pelo Brasil, os quais difundem os costumes do estado. A Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, adotada pela Unesco em 2003 e ratificada pelo Brasil em 2006, define o Patrimônio Cultural Imaterial como práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que comunidades reconhecem como parte integrante de sua herança cultural.

A inscrição de manifestações nas listas da Convenção do Patrimônio Cultural Imaterial deve, necessariamente, ser precedida por um amplo processo de consultas e de mobilização com as comunidades envolvidas, que culmina na elaboração de um detalhado dossiê de candidatura. 

Nenhum comentário: