Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Tom: o valentão da Penha morreu

O vendedor Ewerton , o Tom, foi por alguns anos conhecido como valentão da Penha, bairro da zona leste de São Paulo. Com sua morte, parentes querem transformá-lo em anjinho Querubim. Aqui não se queima vela para defunto ruim não. Mas, quando o assunto começa a descambar para a mentira, a falsa idolatria, a gente entra em ação, doa a quem doer.


Ninguém morre de forma a não merecer tal tipo morte. E se alguém buscou um tipo de morte violenta, este alguém foi Ewerton Leandro de Castro Nogueira, de 25  anos, conhecido como Tom, morto no dia 24 de novembro. Este sujeito sempre usou a violência, força bruta para resolver assuntos bobos sem se importar com idade cor ou religião. Quem frequenta o bairro da Penha e suas ruas (zona leste de São Paulo) exemplo rua Comendador Cantinho, Avenida Gabriela Mistral e as proximidades do terminal de ônibus, sem dúvida pode ter 'apreciado' a gentileza de Tom, um soco por exemplo. De boa estatura física ele se gabava de não levar desafora para casa. Ao chegar na residência Tom contava sua façanha agressiva aos pais, principalmente Ogival Antônio Nogueira que, por sua vez, não repreendiam-no. Ao contrário, passavam a mão na cabeça do violento rapaz "É isso ai filho não deixa ninguém fazer você de bobo não', diziam seus pais. Claro, ele morreu e quando se morre a tendência é santificar o pior dos criminosos. E a coisa não é bem assim, temos de aprender a falar a verdade: é bom vivo é bom morto. é ruim vivo é ruim morto também. Isso é o certo.

Com medo de apanhar

Morto por espancamento - segundo a investigação da polícia civil de São Paulo -, o valentão Ewerton foi expulso por seguranças de uma boate na Vila Prudente, após provocar encrenca com o um grupo de rapazes entre 21 e 24 anos no interior do recinto. Tom sabia que o grupo o esperava do lado de fora da casa noturna para um acerto de contas, e com medo, se recusava a sair da boate Vitrini Show. Mesmo assim ele retirado para fora vindo a receber uma verdadeira saraivada de chutes e pontapés até cair desfalecido em uma vala.

Merecedor ou não deste tipo de morte (não será aqui que se afirmará isso), sem dúvida alguns dos integrantes do grupo que supostamente teria cometido o assassinato, poderia ter sido agredido individualmente por Tom, o valentão da Penha. É óbvio que os assassinos devem ser identificados e punidos. Entretanto, qual será a punição dos familiares que sempre deram apoio à violência cometida por ele. Tal família nunca se colocou no lugar daquele sujeito supostamente agredido fisicamente por Tom. Sempre ressaltaram sua façanha. Agora, querem levar mentira atrás de mentira aos programas policiais na televisão, nas páginas de jornais.

Há de se entender que, somente a sua morte não é uma punição exemplar, suficiente para a família não, haja vista que Tom se sentia encorajado por eles. Resultado, o valentão agora está junto com outros de sua estirpe no cemitério, "Quem com ferro fere com ele será ferido", este ditado é antigo mas é perfeito. 

Nenhum comentário: