Páginas

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Adeus Rogério Andreolli

Bailarino e ator Rogério Andreolli, falecido na sexta-feira, 16 de março

Gaúcho, residente no Rio de Janeiro há mais de 35 anos, Andreolli foi o primeiro homem deficiente no Brasil a dançar em uma cadeira de rodas. Militante no movimento de artistas DEF desde 1984, colaborou com a extinta ADEFERJ e com o CVI desde sua fundação. 

Fundou a Pulsar Cia. de Dança, foi presidente do Very Special Arts do Brasil (Artes sem Barreira) e era Conselheiro Municipal de Cultura na cadeira de Expressão das artes das pessoas com deficiência.

Em 1992 estreou no Grupo Giro, participando de diversos eventos e festivais, entre eles, o Projeto Evening Series, na Eco 92. Em 94 representou o Brasil no VSA Festival na Bélgica e em 98 participou da abertura do 1.º Teleton. Rogério se apresentou nos principais festivais de dança do Rio de Janeiro e do Brasil, além de alguns festivais internacionais.

A presença e a militância de Rogério Andreolli marca o início de um tempo de transição profissional na história das artes da cena brasileira. Andreolli foi responsável por iniciar um período de mudança da condição de marginalidade total dos artistas DEF para o reconhecimento social de sua produção, inclusive de maneira oficial pela Delegacia Regional do Trabalho. Como seu legado fica marcada a irreverência e determinação de um artista único. A  Fundação Nacional de Artes – Funarte celebra a trajetória e o legado e solidariza-se com fãs e familiares do artista. 

Nenhum comentário: