Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Índios? Nada originais

Em tempos modernos índios tem televisão de plasma, internet. Não são mais oringiais nem nos dentes. População indígena recebe 25 Unidades Odontológicas Móveis


BRASÍLIA (DF) BRASIL - Na última sexta-feira (13), o Ministério da Saúde entregou 25 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atendimento à saúde bucal da população de 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). Cerca de 390 mil pessoas serão beneficiadas com veículos (vans) que oferecem tratamento clínico odontológico, além de ações de promoção e prevenção. Cada UOM poderá realizar até 350 atendimentos por mês.

O ministério investiu R$ 3,85 milhões na compra dos veículos e equipamentos. Os DSEIs contemplados com a entrega das 25 UOMs serão aqueles com acesso terrestre. As unidades móveis são componentes estratégicos do Programa Brasil Sorridente Indígena. Iniciado em dezembro de 2011, o programa tem ampliado o acesso da população ao atendimento odontológico.

As UOMs contam com um consultório equipado com cadeira odontológica, kit de pontas (conhecido como “motorzinho do dentista”), mocho (cadeira do dentista), refletor, amalgamador e fotopolimerizador (materiais que fazem o preparo dos produtos utilizados nas restaurações dos dentes), raio-X odontológico e autoclave para esterilização do material. Todas as unidades possuem ar-condicionado, pia, reservatórios de água, armários e, acoplado ao veículo, uma carroceria que carrega um gerador, responsável por fornecer energia à UOM.

Confira a lista dos DSEIs contemplados em http://www.saude.gov.br/

Nenhum comentário: