Fundador do movimento ' condoreiro' e divulgador dos pensadores alemães além de jurista e filósofo.
Tobias Barreto de Menezes nasceu em Sergipe, na vila de Campos, em 7 de junho de 1839. Na sua cidade deu início aos estudos de latim e música, então resolveu ingressar no Seminário em Salvador, BA, mas a saudade não deixou que permanecesse mais de um dia, e regressou para sua terra natal. Já em 1864 entraria para a Faculdade de Direito, em Recife,PE, bacharelando-se em 1869.
Durante algum tempo advogou no interior do estado e em 1882, passou brilhantimente em um concurso para a faculdade onde estudara. Regeu várias cátedras. Versado em línguas, especialmente alemã, divulgou as obras dos pensadores germânicos. Foi o iniciador do movimento chamado 'condoreiro', que teve em Castro Alves o ponto mais alto.Como jurista foi um foco de irradiação das doutrinas alemãs da época e chegou a colaborar em revistas cientificas da Alemanha.
Abolicionista fervoroso e partidário da república, Tobias Barreto deixou diversos trabalhos escritos tais como 'Estudos Alemães', 'Ensaios e Estudos do Direito', Mandado Criminal' e 'Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica'. Seu livro de poesias 'Dias e Noites' alcançou na época o maior êxito. No bairro da Mooca, São Paulo, dá nome a uma rua. Mais drops cultural em Formas&Meios: http://www.formasemeios.blogs.sapo.pr/
Nenhum comentário:
Postar um comentário