Projeto Alumiar é o tema do evento on-line, realizado pela Funarte e pela UFRJ
A meta é a inclusão de pessoas com deficiência sensorial no cinema”, que apresenta o projeto da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), no Recife (PE), o Alumiar. O Um Novo Olhar é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria da Escola de Música desta instituição.
“Luz, câmera, inclusão”
É com esse título que o Arte de Toda Gente apresenta as experiências desenvolvidas no Projeto Lumiar de Cinema Acessível. Ele “tornou acessíveis produções brasileiras e as exibiu, de forma gratuita, nas salas do Cinema da Fundação, contribuindo assim para a formação de um novo público para o cinema nacional”, informa a produção do UNO. A partir de questionamentos a respeito da inclusão de pessoas com deficiência em espaços culturais, o projeto adotou diversas estratégias para, além de tornar filmes acessíveis, criar também um diálogo com o público-alvo e gerar uma aderência das pessoas com deficiência às sessões de cinema acessível”, complementam os realizadores.
O projeto Um Novo Olhar (UNO)
O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de educadores e de regentes para coro. Com a exibição on-line de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário