Páginas

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Festival Nordestino de Teatro comemora 15 anos

GUARAMIRANGA: Festival Nordestino de Teatro comemora 15 anos

Em 1993 Guaramiranga dava o primeiro passo na história das artes cênicas noNordeste. Nascia o Festival Nordestino de Teatro, que de 12 a 20 de setembrode 2008 chega aos 15 anos com uma edição comemorativa. Em 2007 o FNT mudou oformato da mostra que recebe os grupos dos estados vizinhos, deixando de sercompetitiva e direcionando o foco de maneira mais intensa para a formação ea discussão em torno da produção cênica. Este ano, o Festival marca a 15ªedição trazendo grupos de repertório, enriquecendo os debates com questõesmais aprofundadas em torno do trabalho continuado de companhias nordestinas.
Ao longo dos nove dias, o público terá a oportunidade de conhecer doistrabalhos de cada grupo convidado e poderá analisar e discutir as linhastraçadas por cada companhia, suas escolas, suas pesquisas e a vanguardapresente em suas montagens. Quatro companhias teatrais vão participar daMostra Nordeste, totalizando oito espetáculos. São eles: CLOWNS DE SHAKESPEARE, do Rio Grande do Norte, com “Fábulas”e “Muito Barulho por Quase Nada”; A Bagaceira, do Ceará, com “Meire Love”e “Tá Namorando! Tá Namorando!”, CÊNICAS CIA. DE REPERTÓRIO, de Pernambuco,com “Que Muito Amou” e “Um Gesto por Outro”, e DIMENTI, da Bahia, com “ANovela do Murro” e “Batata!”, espetáculo que marca os dez anos do grupo,comemorados em 2008.

Além da Mostra Nordeste, o 15º FNT contará ainda com outras mostras ondeserão apresentadas peças do Ceará, do próprio município e de gruposconvidados de outras regiões, como os mineiros GALPÃO, com “PequenosMilagres”, espetáculo que comemora a trajetória de 25 anos da companhia, comum trabalho dirigido por Paulo de Moraes, e GRUPO ESPANCA! que estará nanoite de abertura com “Por Elise”, primeiro trabalho da companhia criada em2004, vencedor dos prêmios APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte deSão Paulo (Melhor Texto 2005), Prêmio Shell edição SP (Melhor Texto 2005) e Prêmio SESC SATED MG (Melhor Espetáculo e Texto 2005). Com isso, o Festivalde Guaramiranga mantém a diversidade em sua programação, oferecendo um ricopanorama do que se faz atualmente nas artes cênicas não só no âmbito doNordeste, como também na visão local e nacional.

O 15º FNT contará com atividades durante todo o dia. A exemplo das ediçõesanteriores, as manhãs serão dedicadas aos debates sobre os espetáculosencenados na noite anterior. À tarde, a formação ganha espaço com asoficinas, encontros, lançamentos e outras atividades, deixando para a noiteas apresentações teatrais. Shows musicais também vão compor a programação do 15º FNT. Diariamente, naPraça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz, haverá apresentações dereisado, coco e dramas na Mostra de Cultura Popular Tradicional do FNT,shows de tambores, bandas, orquestra, grupo de violões. Mantendo atradição, nos dois sábados de Festival, um cortejo vai passar pelas ruas deGuaramiranga no final da tarde. O Festival Nordestino de Teatro é uma realização da Associação dos Amigos daArte de Guaramiranga. Patrocínio: Oi. Apoio Cultural: Oi Futuro, Banco doNordeste, Governo Federal, Coelce e Governo do Estado do Ceará. Parceiros:Sesc, Fecomércio, O Povo, Sebrae e SENAC Guaramiranga.
Apoio Institucional:Prefeitura de Guaramiranga e Teatro José de Alencar. Supervisão de Produção:Via de Comunicação e Cultura.

Serviço
15º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 12 a 20 de setembro de 2008 em Guaramiranga, CE. Informações sobre o Festival:0**85.3262.7230 (antes do FNT) e 0**85.3321.1405 (durante o FNT).Informações sobre Guaramiranga: 0**85.3321.1205 (Secretaria de Turismo).http://www.agua.art.br/.

FONTE: Assessoria de Imprensa: DÉGAGÉ
Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira(85)3252.5401 / (85)9989.5876 / (85)9989.3913degage@degage.com.br - http://www.degage.com.br/

Nenhum comentário: