Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2008

35ª Feira do bordado de Ibitinga

A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Ibitinga nos últimos anos. A Feira do Bordado acontece de 12 a 20 de julho, e a banda Biquini Cavadão foto, estarão fazendo o encerramento da feira no dia 20.

Nos anos 30, o bordado se propagou através das mãos mágicas de mulheres como dona Dioguina Martins Sampaio Pires, dona Maria Gonçalves Amorim Grilo, dona Marieta Macari Pires e dona Maria Braga. Elas ensinavam a arte do bordado em máquinas de costurar, conhecida como “maquininha”, para as moças e jovens senhoras ibitinguenses. O bordado era o complemento da renda familiar.A evolução na forma de produção e nas matérias-primas utilizadas foi rápida e as máquinas elétricas chegaram através da “Escola de Bordados Singer”, que foi montada por Gottardo Juliani, revendedor da marca, que projetou a máquina elétrica especialmente para atender o mercado de Ibitinga.
Neste momento, o bordado passava a se tornar fonte principal de renda.Hoje, a tecnologia aprimorou as máquinas e os produtos utilizados na fabricação das confecções bordadas, mas o grande ”segredo do sucesso” é a mão-de-obra, com acabamentos e processos artesanais, que se especializa a cada dia. Entre as atrações musicais Exaltasamba [17], Jota Quest [18] e Biquini Cavadão dia 20. [Foto> http://ego.globo.com/
[Fonte: http://www.ibitinga.sp.gov.br/
Localização: Vale do Médio Tietê, a 360 km distante da Capital - São Paulo.

Nenhum comentário: