Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Curupira – protetor do Meio-Ambiente

Francisco Martins /Ilustração Agência FM

O mês de julho é dedicado ao Curupira, intrigante personagem do folclore brasileiro que costuma enfeitiçar pessoas maldosas com os animais e floresta.

Suas características são seus pés voltados para trás, fartos pêlos, orelhas grandes e dentes verde. Esta entidade das matas é descrita como um anão de cabelos vermelhos e compridos. Faz parte do imaginário do Brasil antigo e mereceu citação do padre José de Anchieta. Segundo citação do padre o Curupira seria um protetor da floresta e dos animais. Pune os malfeitores da natureza com severidade; espantando os caçadores que não respeitam as leis da natureza, a procriação e amamentação dos filhotes. Também contam que ao aproximar uma tempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, vê se elas estão fortes para agüentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo vento, ele avisa aos animais para não chegarem perto. Outra sua característica são os agudos assobios cujo intuito é intimidar e confundir caçadores; criar ilusões até que os malfeitores enlouqueçam ou sintam-se perdidos na mata. Já suas formas são mutantes, cada um que esteve frente a frente com um Curupira descreve-o de modo diferente.

Como se livrar de seus encantos

Ainda segundo relatos de padre Anchieta, a única função de seus pés virados para trás servem para despistar e confundir caçadores ou seja, seguindo suas pegadas eles são conduzidos ora para armadilhas ora para fora da floresta, tudo depende da maldade praticada. Tentando evitar as armadilhas do Curupira, lenhadores e caçadores deram um jeitinho de suborná-lo com iguarias apreciadas por ele e que são deixadas em pontos estratégicos. Reza a lenda que a entidade adora fumar, e enquanto se distrai com as baforadas se esquece de praticar suas artimanhas, e deixa de fornecer falsas pistas. Este ser fantástico da mitologia brasileira é muito difundido em quase todo o país, mas ganha ênfase maior entre o Norte e o Nordeste. Portanto, se um dia sentir-se encantado pelo Curupira, folcloristas aconselham o seguinte para quebrar o encanto: Acalme-se e pare de andar, pegue um pedaço de cipó e faça uma bolinha. Deve-se tecer o cipó escondendo a ponta de forma que seja muito difícil desenrolar o novelo. Depois disso, a pessoa deve jogar a bola bem longe e gritar: "quero te ver achar a ponta". Depois é só aguardar para recomeçar a tentativa de sair da mata enquanto o Curupira fica entretido em achar a ponta da bola.

Nenhum comentário: