Páginas

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Teatro em miniatura da Funarte será restaurado em MG

O Miniteatro de Óperas é uma obra de arte que representa um teatro clássico, com bonecos e reproduções de objetos 


Com dezenas de bonecos, reproduções de instrumentos musicais, adereços e outros objetos, uma maquete de teatro clássico, patrimônio da Funarte, será restaurada. O Miniteatro de Óperas, localizado na Funarte MG, teve recentemente seu processo de restauração aprovado.


A obra de arte reproduz um salão de espetáculos, típico para ópera, com todos os detalhes: cortinas, palco, platéia, camarotes e todas as partes de um espaço como esse, como era construído em séculos passados – quando era muito popular. Inclui bonecos, com figurinos de época, representando atores, orquestra e público.


O Miniteatro de Óperas foi idealizado e construído, na década de 1960, pelo ex-tenor Carlos José Villar. Nos anos 1980, após a morte do artista, a família doou a peça à Funarte. Apaixonado por óperas, Villar dedicou os últimos quinze anos de vida à construção de seu teatro particular e à confecção de cada um dos bonecos que compõem a cena, seja no palco, no fosso da orquestra ou na plateia. Até os lustres, estátuas e outros objetos de decoração foram reproduzidos. A obra chegou a ocupar quatro metros quadrados da sala do apartamento de Villar, que ficava próximo ao Theatro Municipal, no Rio de Janeiro.

O Miniteatro foi feito em homenagem ao maestro e compositor Carlos Gomes, autor de clássicos como O Guarani, e reproduz o cenário de um verdadeiro espetáculo lírico. Na plateia e camarotes, os bonecos, com figurinos de época detalhados, representam os espectadores. No fosso da orquestra, eles se transformam em maestro e músicos, com seus respectivos instrumentos. Oito óperas completas formam o repertório e fazem o concerto parecer real.


Nenhum comentário: