Apesar de ser a menor região em extensão territorial, os mais de 29 milhões de habitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul trazem ao tempo a memória e os costumes de seus antepassados, ressaltando-as em suas celebrações, sons, danças, ritmos e diversas expressões de saberes e fazeres reproduzidos, também, na arte do artesanato.
Um pouco desse universo cultural é tema da exposição Sul a Sul: cultura popular da região, que apresenta gratuitamente seleção de peças e imagens que refletem a pluralidade das manifestações culturais sulistas, algumas delas reconhecidas pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil.
Assim, o público poderá conhecer um pouco mais sobre o Fandango Caiçara (PR); as Tradições Doceiras da Região de Pelotas e Antiga Pelotas (RS); a Procissão do Senhor dos Passos, realizada em Florianópolis (SC), além da Tava, lugar de referência para o Povo Guarani (RS) e da Roda e Ofício dos mestres de capoeira, uma manifestação de âmbito nacional.
A mostra, que segue até o dia 13 de outubro, apresenta ainda peças do acervo do CNFCP, feitas por artesãos da Região Sul. Entre elas, a renda de bilro de Florianópolis, o artesanato em palha de milho de Mafra e as pêssankas de Itaiópolis, todas cidades de Santa Catarina, além dos acessórios femininos feitos pela Colônia de Pescadores de Pelotas (RS)
Endereço: Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Rua do Catete, 179 – Rio de Janeiro (RJ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário