![]() |
| Foto: Nívea Raposo |
Importante símbolo da história cultural do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, reaberto nesta quinta-feira (7) após investimentos de R$ 1,94 milhão em obras de restauração, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), por meio do programa Avançar, do governo federal.
Uma das principais casas de espetáculos do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo foi inaugurado em 1817, com o nome de Teatro União, uma homenagem à inclusão do Brasil ao então Reino Unido de Portugal e Algarve, ocorrida dois anos antes. Na década de 1920, o nome do Teatro passou então a homenagear o jornalista e teatrólogo maranhense Arthur Azevedo. Um dos principais intelectuais da época, ele foi parte do grupo fundador da Academia Brasileira de Letras, ao lado de seu irmão, o também escritor Aluísio Azevedo.
O edifício é parte do conjunto histórico da cidade de São Luís, tombado pelo Iphan em 1974 e pelo estado do Maranhão em 1986. Também é parte integrante da área reconhecida como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 1997.

Nenhum comentário:
Postar um comentário