Fundação Casa de Rui Barbosa promove visita noturna por seu jardim histórico, importante área de lazer na cidade do Rio de Janeiro e de refúgio em meio à agitação da cidade.
Foto: Ivo Gonzalez |
O passeio pelo espaço é gratuito, com entrada das 18h às 19h30. O público será guiado por bolsistas turismólogos e estagiários, que contarão mais sobre o jardim, que foi reaberto ao público em novembro passado, após quase três anos fechado para reforma. O passeio ocorre toda última terça-feira do mês e os interessados podem agendar a visita pelo e-mail educativa@rb.gov.br ou pelo telefone (21) 3289-8683.
Localizado em Botafogo (RJ), o jardim que cerca a Casa de Rui Barbosa tem mais de 9 mil m² e hoje é uma das poucas áreas verdes do bairro, o que lhe confere importância ecológica e social.
A vegetação do jardim ainda se assemelha à da época de Rui Barbosa, que gostava de cultivar novas espécies de plantas no local. Entre as árvores plantadas pelo jurista destaca-se a lichia, que divide o espaço com outras frutíferas, como jambeiros, mangueiras, abieiros, um pé de fruta-pão e a velha pitangueira que se avista da janela da cozinha da casa.
Visitar as dependências do antigo solar de Botafogo é voltar no tempo e conhecer o modo de vida, a rotina e a intimidade de uma família brasileira do início do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário