O ministro da Cultura, Roberto Freire, reuniu-se na sexta-feira (10) com o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Stepan Nercessian, na sede da instituição, no Rio de Janeiro, para discutir os últimos ajustes para o relançamento dos projetos Pixinguinha e Mambembão.
A iniciativas que marcaram época nas áreas de música e artes cênicas, respectivamente. A expectativa é que os projetos voltem a ocorrer em novo formato, ainda este ano, a partir de edital que será lançado em breve.
O projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de fundação da Funarte, inspirado na série de shows Seis e Meia, que desde 1976 lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos às 18h30 e ingressos a preços populares. Através da iniciativa, diversas cidades brasileiras puderam assistir a espetáculos de grandes artistas da música popular.
Já o Mambembão fez sucesso nas décadas de 1970 e 80, quando abriu espaço para que montagens aplaudidas fora do eixo Rio-São Paulo conseguissem chegar ao Sudeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário