Os artistas visuais Adriano Guimarães (DF), Fernando Guimarães (DF) e Ismael Monticelli (RS) apresentam na Marquise/Entorno do Complexo Cultural Funarte Brasília, a intervenção Monumento, projeto contemplado no Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais.
Foto: Israel Monricelli |
Elaborada especialmente para o local, Monumento é uma espécie de jardim feito de restos de automóveis e de elementos que evocam a paisagem da cidade. Neste trabalho, os três artistas – que regularmente se encontram para realizar trabalhos em conjunto – convidam a uma reflexão sobre a modernidade e seus ideais de progresso, velocidade e dinamismo. A criação de Brasília e o desenvolvimento da indústria automobilística no país embasam, também, a construção da obra, aberta à visitação até 2 de abril, de terça a domingo, das 10h às 21h.
Ao utilizar o carro acidentado como escultura do acaso, a intervenção propõe uma visão crítica sobre um fluxo, tão naturalizado que já se tornou invisível, que vai em alta velocidade da produção em massa ao descarte, por meio de uma distribuição acelerada. A expectativa é de que esses restos abandonados e repletos de narrativas possam adquirir visibilidade ao revelar, quando relocados, o avesso de uma utopia.
Serviço
Monumento - instalação de Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Abertura: 15 de fevereiro | Quarta, às 17h
Visitação: de 16 de fevereiro a 2 de abril | De terça a domingo, das 10h às 21h
Classificação etária: livre
Visitação gratuita
Local: Marquise/Entorno do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, DF (entre a torre de TV e o Centro de Convenções)
Nenhum comentário:
Postar um comentário