O projeto Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado, que será inaugurado neste sábado (5) no Complexo Cultural da Fundação Nacional de Artes (Funarte) em Brasília, reúne obras de nove artistas, que conseguiram unir, de forma criativa, natureza e arquitetura. De acordo com Xico Chaves, diretor do Centro de Artes Visuais (Ceav) da Funarte e coordenador do projeto, foram criados bancos-esculturas que dialogam com o meio ambiente.
Artista plástico Benê Fonteles organiza projeto que une natureza e arquitetura na Funarte Brasília, |
As obras de arte foram criadas pelos artistas Bené Fonteles, Carlos Lin, Cecília Bona, Felipe Cavalcante & Pedro Ivo Verçosa, Ligia de Medeiros, Lourenço de Bem, Nina Coimbra e Yana Tamayo. De acordo com Chaves, serão plantadas espécies originais do Cerrado em torno de cada uma. "Os artistas gostaram da ideia e indicaram as plantas que gostariam de ver junto a cada banco, como ipê branco, ipê amarelo, pequi, murici... Assim, priorizamos a riqueza do Cerrado, que tem uma vegetação maravilhosa", ressalta Benê Fonteles.
Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado é um projeto realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e Funarte, com produção executiva da Fase 10 Ação Contemporânea, em parceria técnica com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Jardim Botânico de Brasília, que cedeu as mudas. A iniciativa pretende também ampliar o foco para a região mais rica em biodiversidade do planeta. Embora abrigue cerca de 4.400 espécies vegetais endêmicas (de um total de 10 mil espécies), 837 espécies de aves e 161 espécies de mamíferos, o Cerrado se encontra seriamente ameaçado por ações predatórias do homem.
Serviço
Projeto Natureza Viva Artes Visuais/Ambiente Cerrado
5 de novembro, sábado, às 17h
Inauguração, no gramado da Funarte, dos bancos-esculturas de Bené Fonteles, Carlos Lin, Cecília Bona, Felipe Cavalcante & Pedro Ivo Verçosa, Ligia Medeiros, Lourenço de Bem, Nina Coimbra e Yana Tamayo
6 a 30 de novembro, terça a domingo, das 10h às 21h
Exposição sobre o projeto na Galeria Fayga Ostrower
Local: Galeria Fayga Ostrower e gramado do Complexo Cultural Funarte Brasília
Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília - DF
(entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário