Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Festa baiana homenageia vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. 


Uma grande virada em direção ao futuro. Assim pode ser considerada esta nova etapa do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para reconhecimento às iniciativas de preservação, valorização e salvaguarda do Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Como parte das comemorações dos 80 anos do Instituto, em janeiro de 2017, a cerimônia de premiação deixará Brasília e, neste ano, será realizada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), no dia 20 de outubro, com entrada gratuita. 

A nova proposta é promover a itinerância da premiação. A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, explica que isso faz com que todos os estados da Federação se sintam contemplados e possam, realmente, participar da homenagem a esses agentes quase desconhecidos, mas que dedicam praticamente toda a sua vida à valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro.


Este ano, a premiação faz uma alusão ao Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Patrimônio Cultural do Brasil e da Humanidade. Com esse tema, no dia 20 de outubro, a partir das 19h, os vencedores da 29ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade estarão reunidos na cerimônia de premiação, na qual serão homenageados por baianas e capoeiristas, representantes dos detentores dos bens culturais registrados na Bahia: o Ofício das Baianas de Acarajé; a Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira; além, é claro, do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. A festa termina com show da cantora potiguar Roberta Sá. A entrada é gratuita.

Rodrigo Melo Franco de Andrade

O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete do ministro da Justiça Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação, em 1937, até 1967.

Serviço

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Cerimônia de Premiação
Data: 20 de outubro de 2016, às 19h
Local: Teatro Castro Alves
Endereço: Praça Dr. Mario Macedo Costa, s/n, Campo Grande, Salvador (BA)

Nenhum comentário: