Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Países de língua portuguesa debatem direitos autorais

Encontro Lusófono de Escritórios de Direitos Autorais dos Países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve início nesta terça-feira (1), em Brasília, e segue até a próxima quarta-feira (2). 

Foto: AgênciaFM


BRASÍLIA (DF) BRASIL - O evento reúne representantes de países lusófonos, dos ministérios da Cultura (MinC) e das Relações Exteriores (MRE) e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).

Presente à cerimônia de abertura, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, destacou que o fortalecimento de laços entre países lusófonos é fundamental para avançar na questão dos direitos autorais. Segundo o ministro, os direitos de autor, muitas vezes esquecidos pelo senso comum, permeiam diversas esferas da vida cotidiana, como música, artes visuais, literatura e poesia. "A delimitação desses direitos é fundamental para o desenvolvimento econômico, cultural e humano dos países presentes (à reunião)", afirmou. 

A conselheira sênior da Divisão de Desenvolvimento de Direitos Autorais, Cultura e Indústrias Criativas da Ompi, Ola Zahran, observou que Brasília é expressão viva e inspiração para pensamento criativo, "espírito" que permeia o encontro. "Nos próximos anos, esperamos fortalecer a ligação com vocês sobre estes temas. Queremos escutar vocês, aprender sobre desafios que vocês enfrentam e avaliar qual é a melhor forma que a Ompi pode ajudar para enfrentar esses desafios", afirmou Ola Zahran. 

A CPLP

A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) é um organismo internacional que busca aprofundar cooperação e amizade entre os países lusófonos. São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.  Neste ano, a CPLP completa 20 anos e, a partir de julho, o Brasil assume a presidência para próximo biênio (até 2018).

Nenhum comentário: