Antenógenes Silva foi um acordeonista, o primeiro a gravar musicas com o apreciado instrumento nos tempos em que a serenata era praticamente uma instituição nacional e a canção popular não havia sido contaminada pelos ritmos estrangeiros.
Bom compositor, é autor de inúmeras canções de sucesso; acompanhou quase todos os cantores notáveis de nosso cancioneiro. Foi casado com Léa Silva apresentadora e produtora radiofonica. O casal era produtor do conhecido Creme Marsilea.
Antenógenes Silva iniciou sua carreira musical na Rádio Educadora do Brasil em 1929.Com seu instrumento acompanhou todos os artistas considerados a nata musical e outros grandes intérpretes internacionais exemplo Luciene Boyer, Martha Eggert. Na Argentina,em 1934 os inesquecíveis Carlos Gardel e Libertad Lamarque .
Formado em teoria, solfejo, e orquestrador, em seu tempo, apontado como um dos melhores acordeonistas do mundo, recebendo convite para se apresentar no Conservatório de Paris.
No ano de 1950 fundou a Rádio Federal de Niterói, compôs sambas, choros, mazurkas, valsas e gravou mais de uma centena de composições de sua autoria. Antenógenes Silva faleceu com 94 anos de idade, ao morrer, recebeu homenagem da Rádio Nacional, Rio de Janeiro, sendo o então presidente da emissora Osmar Frazão. (Fotos: arquivo do radialista Osmar Frazão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário