Cultura do povo Krahô é tema de produção cinematográfica tocantinense
PALMAS(TOCANTINS) BRASIL - O documentário “AMIJIKIN” retrata em 48 minutos a memória do povo Krahô e suas lutas em busca da sobrevivência. Foi produzido durante a festa do milho e da batata, na Aldeia Pé de Coco, momento em que todas as famílias brindam o que a terra produziu. “AMIJIKIN”, que em krahô significa festa, também atua sob a relação dessas pessoas com o ambiente, com a natureza que os cerca.
A direção é de Caio Brettas, com auxílio de Monise Busquets, Rodolfo Ward e Calos de Bayma. A abertura oficial da mostra será nesta quinta-feira, 06, às 19h30. No entanto, o documentário será exibido todas as quintas-feiras de junho no CineSesc Palmas, sempre às 16h e 19h30. A entrada é gratuita em todas as sessões. A produção é legendada. Toda a gravação foi feita na língua Krahô, e nada foi conduzido ou roteirizado para evitar interferência no ritual.
"Uma obra que concede ao público a possibilidade de se transportar para outro lugar no tempo", conta o diretor. O documentário foi patrocinado pelo O2 Cinema e tem apoio da Funai - Fundação Nacional do Índio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário