Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nova fonte de luz síncrotron

Nova fonte de luz síncrotron será construída em Campinas, informa SBPC


CAMPINAS (SP) BRASIL - Durante A 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Recife (PE), o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, apresentou o projeto da nova fonte de luz síncrotron, em construção em Campinas (SP). O novo laboratório vai permitir a pesquisa e a caracterização de diversos tipos de materiais em escala atômica.

 O CNPEM leva à reunião da SBPC um estande de 25 metros quadrados na ExpoT&C. No local os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a pesquisa desenvolvida no centro nas áreas de energia e materiais, visualizar a estrutura microscópica de diversos materiais e responder a um quiz tecnológico valendo brindes. Um painel permite fotografias dos visitantes em um ambiente que os mostra como cientistas, com um desenho 3D da fachada da nova fonte de luz síncrotron brasileira ao fundo.

Nuclear - A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCTI) apresentou as aplicações da energia nuclear e como a radiação ionizante pode ser contida por barreiras de proteção. Um painel colorido ilustra até onde cada tipo de barreira bloqueia diferentes radiações ionizantes. A Cnen também mostrou os radiofármacos produzidos e usados em benefício da sociedade. Os visitantes descobrem quais desses radiofármacos são utilizados para procedimentos médicos no cérebro, na tireóide, no intestino e em outras partes do corpo humano

Nenhum comentário: