Santa Catarina ganhará Museu da Comunicação segundo secretário de Cultura e Esporte, Beto Martins
FLORIANÓPOLIS (SC) BRASIL - O governador Raimundo Colombo e o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins, vão assinar o edital de licitação das obras de restauração, reforma e ampliação do prédio que abrigará o Museu da Comunicação Catarinense e será também a sede da Associação Catarinense de Imprensa - ACI. Serão investidos R$ 2,8 milhões pelo Governo do Estado, por meio do Pacto por Santa Catarina. O ato será nesta terça-feira, 23, às 14h, na Casa do Jornalista, na rua Vitor Meirelles, 55, em Florianópolis.
O prédio que será reformado fica no bairro Agronômica, na Capital, próximo ao Hospital Infantil Joana de Gusmão. Originalmente foi o Abrigo de Menores por 42 anos e assistiu a 1,8 mil crianças e adolescentes. Construído na década de 1950, tem sua fachada tombada como patrimônio histórico pela referência arquitetônica da época.
O projeto prevê, além da reforma do prédio, a construção de auditório, cafeteria e um espaço para exposições temporárias de artes, lançamentos de livros, cursos, palestras e seminários. A área destinada ao museu terá aproximadamente 210 metros quadrados, divididos em quatro espaços, para expor a história do rádio, do jornal impresso, das mídias eletrônicas e da televisão. O museu terá ainda uma biblioteca e uma hemeroteca, para arquivos de áudio e imagens. “A criação do Museu da Comunicação é mais do que um sonho dos profissionais e da nossa entidade. Trata-se de um importante instrumento de preservação da história de nosso estado”, considera o presidente da ACI, Ademir Arnon.
O museu prevê a reprodução das capas dos jornais de Santa Catarina, a memória dos grandes locutores das rádios do Estado e das emissoras de TV (rede e locais), além da evolução das redações e gráficas, e até uma simulação de uma banca de jornais e revistas.
Informações adicionais:
Rafael Vieira de Araújo
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3057
Nenhum comentário:
Postar um comentário