José Francisco Vieira autor do livro "Adão e Eva Voavam em Atlantida" figura conhecida na noite de alguns bairros de vida noturna paulistana. Vieira de 79 anos e sua inseparável sacolinha do lado cheia de livros, aborda os frequentadores dos bares e oferece sua obra, graficamente bem feita porém, mambembe, sem condições de ser vendido no comércio ou seja, em livrarias.
O jornalista Francisco Martins - de AgênciaFM fundada em 2005 -, foi um deles. Gentilmente o escritor cedeu uma de suas obras que e fora retribuido com uma matéria em AgênciaFM. Após algum tempo o escritor procurou Martins com intuito de aparecer em um conhecido programa de talkshow brasileiro. O jornalista explicou que seria preciso que o escritor tivesse seus livros distribuídos em livrarias caso contrário não obteria resultado comercial. Então, a apresentação ficou condicionada à distribuição dos livros pouco importando qual gráfica ou editora. O escritor concordou e então cuidaram da regularização do livro como registro e solicitação de ISBN (código de barra).
Uma nova remessa dos livros, desta vez português e espanhol, encomendada através do cadastro da empresa (Formas&Meios) propriedade de Martins, patrocinada pelo Ministério da Cultura, dentro do plano PNL. 3000 cópias foram encomendadas no valor de R$ 1,90 cada uma ao escritor cabendo ao MEC patrocinar a outra parte haja vista que o logo seria veiculado na última capa do livro. O escritor de livre e espontânea vontade aceitou a proposta sem interferência de terceiros ou familiares. Pagou matade da encomenda e entregou uma cópia da obra pronta, digitalizada e diagramada com pequenas alterações solicitadas, além da tradução para o idioma espanhol e prensar os 3000 mil exemplares a serem pagos 15 dias antes da entrega.
Como é de praxe, antes uma cópia foi enviada para o endereço da residência do escritor, outra para Martins para que se manifestassem quanto a qualidade do produto. O escritor não deu retorno. Os livros ficaram prontos em agosto, e de lá para cá José Francisco Vieira não atende mais as ligações sob alegação de sua esposa de que ele encontra-se adoentado. Porém, Vieira é visto todas as noites vendendo seus livros. Obrigado a dar uma resposta oficial ao MEC, que se posicionará através da AGU (Advocacia Geral da União), haja vista que foi aplicado dinheiro do erário público. ATÉ HOJE ÀS 10h30 MAIS UM CONTATO FORA REALIZADO SEM RETORNO DO AUTOR, que garantiu ser responsável pelo negócio realizado, e que ninguém de sua família interferiria. (AgênciaFM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário