Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Programa Segundo Tempo

Segundo Tempo trabalha diversidade cultural de alunos por meio da dança indiana


O Programa Segundo Tempo (PST) em Ilópolis, Rio Grande do Sul (Brasil), promove a cultura de outros países por meio da inclusão social.


Na pequena cidade de 4,2 mil habitantes, a maioria com ascendência italiana e que tem 80% da economia voltada à produção da erva-mate, cerca de 400 estudantes do PST aprenderam a dança indiana. A oportunidade de trabalhar a diversidade cultural levou um grupo de dançarinos a realizar apresentações em eventos populares, levando o nome do programa para o grande público nos quatro cantos da região gaúcha.

Para a coordenadora pedagógica do PST e coreógrafa responsável, Iris Dornelles, a dança é uma alternativa de incentivo, já que a cultura local conta com outras modalidades, como jazz e danças tradicionais. Ela acredita que a escolha da dança indiana teve efeito imediato no aprendizado da garotada.
Em Ilópolis, o Segundo Tempo é desenvolvido pela Secretaria de Turismo Desporto e Lazer, atendendo a 400 crianças e adolescentes carentes distribuídos em dois núcleos: ginásio municipal e Santa Rita. No período oposto ao da escola eles praticam futsal, vôlei, tênis de mesa, xadrez, dama e peteca. “Os jovens participam ainda de passeios e visitações a pontos turísticos, como a Cascata da Baleia e o Parque do Ibama”, acrescenta a coordenadora-geral da parceria, Andréia Genesini.

Nenhum comentário: