Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novo programa vai estimular turismo de fronteira

Para fortalecer o turismo de curta distância e entre os países sul-americanos, principalmente do Mercosul, o Ministério do Turismo (MTur) criou o Programa Turismo de Fronteiras (Frontur). A portaria do programa foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (30).

 O objetivo é incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, auxiliar a preparação dos estados fronteiriços para os megaeventos de 2014 e 2016, fortalecer a formatação de roteiros turísticos integrados e aprimorar os sistemas de informações e de atendimentos dos portões de entrada. O programa também propõe o aperfeiçoamento dos mecanismos de coleta e tratamento de dados estatísticos, como o fluxo de turistas entre os países.

Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina estão entre os estados contemplados. Neste semestre, as ações do Frontur serão concentradas em Mato Grosso e no Amazonas – estados-sede da Copa do Mundo Fifa 2014 –; no Acre, tendo em vista a Carreteira Interoceânica, que fará a ligação entre Rio Branco e Lima; e no Amapá, em razão da integração Brasil-França.

Fronteiras – O Brasil faz fronteira ao longo de 15,7 mil quilômetros, que compreendem 11 estados do País e 588 municípios. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), 80% do turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos. No Brasil, a entrada de turistas por meio das fronteiras representa 39% do movimento turístico.

Os viajantes da América do Sul são os que mais apreciam destinos brasileiros: em 2010, foram 2.384.186 visitantes. No mesmo período, os europeus somaram 1.614.864 e os viajantes da América do Norte, 734.998.



Nenhum comentário: