Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

IllustraBrazil: Brasil vai à China

Obra de Ana Maria Moura/Divulgação

IllustraBrazil: Brasil vai à China mostrar seu jeitinho de ilustrar Exposição começa dia 20 de agosto e vai até 25 de setembro de 2011 em Xangai, na China



A SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil – realiza o IlustraBrasil!, já na 8ª edição, em duas das maiores cidades brasileiras: Rio de Janeiro e São Paulo.

O evento, aberto e gratuito, reúne anualmente o melhor da ilustração brasileira e toda sua diversidade, seja pelo tema, técnica, fatia de mercado ou pela exploração de novas propostas. Além disso, promove seminários com debates, palestras, apresentação de portfólios e trocas de experiências entre profissionais, estudantes e interessados em geral.

Se o céu é o limite, Xangai será o limite em agosto. Os chineses receberão, em primeira mão, mais de cem ilustrações de destaque numa exposição criada e planejada especialmente para eles.

As obras, que estarão expostas na The Foundry Gallery a partir de 20 de agosto de 2011, trazem recortes da cultura brasileira; profissionais brasileiros, como Marcelo Martinez e Orlando Pedroso, ministrarão palestras e oficinas em universidades. E participarão de um seminário para editores e publicitários.

Com 400 mil estrangeiros morando em Xangai, a maior cidade chinesa de cerca de 20 milhões de habitantes, Bruno Porto – ilustrador brasileiro há cinco anos radicado na China e um dos organizadores do IllustraBrazil – acha difícil saber quantos visitantes a exposição terá. "Queremos espaço no mercado asiático. Existem inúmeras oportunidades de negócios para a ilustração brasileira na China", garante Porto.

A SIB articulou a edição do evento na China e conseguiu o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Xangai. A representação brasileira investiu na impressão e montagem dos trabalhos, catálogos e material de divulgação.

O cônsul-geral adjunto do Brasil em Xangai, Joel Sampaio, acredita que o evento será essencial para aumentar a sensibilidade dos chineses em relação ao Brasil.

“Muitos estudantes e grupos de idosos virão à exposição. Será ótimo para que eles tenham um conhecimento mais amplo sobre o nosso país", afirma o diplomata.

A China, uma das grandes potências do século XXI, busca intensificar o intercâmbio com o Ocidente. Daí o grande interesse pela tipografia, design, ilustração e artes gráficas em geral. E também pelo conteúdo e talento que o Brasil dispõe.

Mais do que viabilizar negócios, a idéia é mostrar como os artistas brasileiros levam a sério a ilustração e como lidam com os mercados editorial, publicitário, de animação, de embalagem e design. Frente às imagens que chegam de todos os cantos do planeta, os chineses poderão conhecer um pouco mais sobre essa arte feita com diversidade pelos ilustradores brasileiros.

The Foundry Gallery IllustraBrazil – de 20 de agosto a 25 de setembro de 2011S
haanxi Bei Lu, 729 (Jing'an)Xangai, China.

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques
Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510
Celular: 011 9126 0425
SKYPE: canal.abertohttp://
twitter.com/canalaberto

Nenhum comentário: