Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Preconceito com Obama !

Desinformados cometem preconceito velado com Barack Hussein Obama e pensam estar fazendo o certo. Se fosse presidente dos negros não seria eleito. Ele é cidadão pós-racial. A vitória foi plural. Algo mais transformador do que a cor de uma pele.

A esmagadora ignorância entre os profissionais de comunicação, seja escrita, digital ou televisionada, anulariam um dos momentos mais significativos na história da democracia, liberdade de escolha já visto no mundo. Ao colocarem como candidato dos negros cometeram não só um engano lastimável como preconceito velado.

Primeiramente se ele fosse o candidato estritamente dos negros norte-americanos como foi colocado aqui no Brasil e outros países, hoje, ele não estaria prestes a presidir a maior potência mundial, os Estados Unidos da América. A população negra do país é formada por apenas 16%, de negros logo não teriam condições de elegê-lo. O verdadeiro presidente dos negros do EUA foi Bill Clinton. E isso fora dito por negros inteligentes daquele país entre os quais um Prêmio Nobel de Literatura.

A tentativa de criar uma versão usando a cor da pele do então candidato, que em nenhum momento acatou a sugestão, pois considera-se um cidadão pós-racial, e não candidato de uma minoria. Na verdade, a eleição de Obama Hussein lava a alma de todos os cidadãos norte-americanos que se consideram menos favorecidos e prejudicados pelo governo George W. Bush, e não exatamente só os negros foram atingidos. A partir do dia 21 de janeiro de 2009, o primeiro dia de trabalho, as expectativas criadas, até demasiadas, algumas apenas passarão de propostas para realidade. Não esperem que Obama saque uma varinha de condão e faça milagres. Apesar de ter maioria no senado, ele vai encontrar muitas dificuldades nas negociações até mesmo entre os democratas. O congresso norte-americano é bem vigilante e atuante diferentemente do brasileiro sempre omisso e vazio.

Brasil: mascate globalizado

Obama tem muito mais visão do que aqueles que rotularam como um 'candidato dos negros', e que também acham ter sido ele eleito só porque é negro. Errado. Entre estes ignorantes e desconhecedores encontra-se Luiz Inácio Lula da Silva, presidente brasileiro, que cita a eleição do novo presidente dos EUA como uma vitória dos negros. Seria uma vitória muito pequena. É uma vitória ampla, é plural que somente racistas de plantão ousam menosprezar sua magnitude. Ele venceu barreiras que vão além da cor. Como se não bastasse Lula da Silva foi mais fundo para confirmar seu desconhecimento "Ele no fundo é um corintiano", disse Lula da Silva referindo-se a origem simples de Obama.

Outro engano. Ninguém sem condições vai para Harward. Ninguém sem poder financeiro tem apartamento no Hide Park. Aliás, seria muito melhor que Lula da Silva tivesse mais atenção com o Brasil, pois Obama foi eleito para defender os interesses dos Estados Unidos da América, e não do Brasil. O novo presidente sofrerá pressão de todos os lados, e por parte dos democratas e o próprio presidente tem uma agenda a seguir. Além do mais, o Brasil tem de se colocar no seu devido lugar: de um mascate globalizado e nada mais que isso. [Francisco Martins - agenciafm@gmail.com ]

Nenhum comentário: