Páginas

domingo, 31 de agosto de 2008

Morre Mestre Salustiano

Manoel Salustiano Soares, um dos defensores da cultura brasileira e mais conhecido como Mestre Salu, morreu neste domingo,31 de setembro, 7h30 aos 62 anos.

O famoso rabequeiro estava internado há sete dias, no Procape, Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco. Uma arritmia cardíaca teria sido o motivo da morte de Mestre Salu, decorrência do Mal de Chagas. A doença provoca dilatação do coração, e ele enfrentava há vinte anos. Mestre Salu foi um dos grandes responsáveis pela preservação da ciranda, do pastoril, do coco, do maracatu, do caboclinho, do mamulengo, do forró, do improviso da viola e de outros folguedos populares do folclore nordestino.
Manoel Salustiano Soares nasceu em Aliança, no dia 12 de novembro de 1945. Foi um dos percussores de cavalo-marinho da região. Salustiano lançou seu primeiro CD quando tinha 54 anos de idade e com 45 de carreira, e tem um total de quatro discos gravados: Sonho da Rabeca, As três gerações, Cavalo-marinho, Mestre Salu e a sua rabeca encantada. Não só Pernambuco, mas o Brasil, perdeu perdeu um dos principais ícones da sua cultura popular.

O velório acontece na Casa da Rabeca, em Olinda, local onde mestre Salu tocava e levava diversos representantes da cultura popular. O enterro será na próxima segunda-feira 1º de setembro, no cemitério Morada da Paz, em Paulista. [FOTO; http://www.horadobrasil.net/

Nenhum comentário: