quarta-feira, 1 de agosto de 2007
BM&F mostra Antônio Henrique
Fátima Lopes Assessora de Imprensa BM&F informa exposição de Antonio Henrique Amaral
Espaço Cultural BM&F abre mostra Antonio Henrique Amaral: 50 anos de Obra em Processo
O Espaço Cultural BM&F abre, dia 07 de agosto próximo, a mostra Antonio Henrique Amaral na BM&F: 50 anos de Obra em Processo. As 30 obras expostas, entre óleos sobre tela, nanquim sobre papel, linogravura, litografia e xilogravuras, pertencem ao acervo do artista e a coleções de instituições como o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, e da própria Bolsa de Mercadorias & Futuros. A arte de Antonio Henrique Amaral, que começou sua carreira com a gravura, pode ser contemplada em Figuras (1957) e Reunião (1960), por exemplo. Da série das bananas, em que trabalhou de 1968 a 1975, o Espaço Cultural BM&F recebe Campo de batalha 9 (1973), Bambuzal (1978) e Campo de batalha 33 (1974), esse último parte da coleção da Bolsa de Mercadorias & Futuros. Da fase contemporânea a mostra recebe, também, Monólogo? (1989) e Instrumentos de amor e morte II (1996). A exposição, que tem curadoria de Pieter Tjabbes, e , fica aberta ao público até dia 14 de setembro.
Antônio Henrique, o ilustrador
Por Ferreira Gullar
Hoje, eu e Antônio Henrique Amaral, somos parceiros aos domingos na Folha de S. Paulo. Mas nossa parceria - se se pode dizer assim - começou há muito tempo, quando, em 1967, escrevi o texto de seu primeiro álbum de gravuras: O meu e o seu. Eram xilos de grande formato, todas elas coloridas, mas também impregnadas de forte sentido crítico, desmistificador dos falsos valores e da hipocrisia social. Sentido esse que se mantém nas ilustrações que acompanham, na Folha, minhas crônicas. Daquela primeira parceria à atual, se muitos anos se passaram, a arte de Antônio Henrique Amaral só se enriqueceu e aprofundou, como o demonstram tanto a sua produção gráfica quanto a pictórica, que fazem dele, hoje, um dos mais significativos nomes da arte brasileira.
E ao longo desses quarenta anos, nasceu e se manteve uma grande amizade e identificação, que se expressa a cada semana, nas ilustrações coloridas com que enriquece meus textos dominicais. Essas ilustrações, por sua agudeza crítica e expressividade gráfica - enfim por sua qualidade artística - levaram-me a sugerir a publicação de um livro, que é uma seleção do que foi publicado no jornal. Disso resultou Resmungos, um livro de arte, belo e expressivo, cujo mérito cabe, sobretudo, às ilustrações de meu parceiro. Isso mostra quanto foi acertada a escolha que fiz, ao indicá-lo, quando a Folha perguntou-me quem gostaria que ilustrasse as crônicas. Minha dúvida, no primeiro momento, foi se ele aceitaria o desafio, já que nunca criara sujeito à premência e às imposições do trabalho jornalístico. Mas ele topou - para minha alegria e o prazer dos leitores da Folha.
FONTE: Fátima Lopes Assessoria de Imprensa BM&F
SERVIÇO:
Antonio Henrique Amaral: 50 anos de Obra em Processo
De 07 de agosto a 14 de setembro
Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.
Local: Espaço Cultural BM&F - hall de entrada da Bolsa de Mercadorias & Futuros
Praça Antônio Prado, 48 - Centro - Cep - 01010-901
Visitas monitoradas - das 10h00 às 17h00 podem ser agendadas: fone (11) 3119-2404.
site: www.bmf.com.br - e-mail: bmfcultural@bmf.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário