Páginas

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Almeida Júnior: apunhalado pelo primo



Pinacoteca apresenta exposição com 120 obras do pintor, um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. No panorama da pintura nacional, Almeida Júnior aparece como autêntico precursor. Em sua obra, que abrange pinturas históricas, religiosas e de gênero, retratos e paisagens.

José Ferraz de Almeida Júnior nasceu em 1850, na cidade de Itu, São Paulo. Desde tenra idade demonstrara sua inclinações artísticas, e teve no Padre Miguel Correa Pacheco um primeiro incentivador, quando era sineiro da Matriz de Nossa Senhora da Candelária, em sua cidade natal. Através de uma coleta pública feita pelo padre, conseguiu dinheiro suficiente para que o futuro artista, já então com cerca de 19 anos de idade, pudesse embarcar para o Rio de Janeiro, a fim de ali estudar. Foi inscrito na Academia Imperial de Belas-Artes em 1869, tendo como professores Julio Le Chevrel e de Vítor Meireles. Seu jeito caipira divertia seus colegas na academia. Seu linguajar brejeiro-matuto e roupas roceiras surpreendia aos mais tradicionais alunos da época. Segundo Gastão Pereira da Silva, "era o mais autêntico e genuíno representante do tradicional tipo paulista". [Francisco Martins / AgênciaFM - Fotos: Milton Michida] Leia mais sobre Almeida Júnior em www.formasemeios.blogs.sapo.pt

EXPOSIÇÃO

Desde o dia 25 de janeiro a exposição Um Criador de Imaginários, com 120 obras do pintor, um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. A exposição pretende esclarecer “o olhar, o querer, o sonhar e o fazer do artista”. A mostra é totalmente diversificada e apresenta a produção de Almeida Júnior por temas, divididos em quatro módulos: Tempo humano, retratos; Natureza e cotidiano, paisagens e cenários do interior do país; Trabalhos em Contraste, rotinas rurais brasileiras; e Espaço para a Vida Moderna, em que estão cópias dos seus trabalhos realizadas por seus contemporâneos, que revelam um prestígio desfrutado por Almeida Júnior em vida.Almeida Júnior nasceu em Itu, em 1850, e faleceu em Piracicaba - interior paulista em 1899. Estudou pintura e desenho na Academia Nacional de Belas Artes, no Rio, entre 1869 e 1874. Em seguida, retornou à terra natal. Quando em visita à cidade, o imperador D. Pedro II ofereceu uma bolsa de estudos para o artista estudar na Europa. Viveu em Paris e Milão entre 1876 e 1882. No seu retorno ao Brasil, decidiu viver em São Paulo.


O que?
Almeida Júnior - Um Criador de Imaginários
Quando ? De terça a domingo, das 10h às 18h.
Até 15 de abril
Onde?
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2, tel. (11)
3229-9844
Quanto custa? Ingresso: R$ 4 (grátis aos sábados)

Nenhum comentário: