Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Morre Laurindo Ferreira de Souza, pioneiro no turismo SP

Laudo, como era chamado no seio familiar e pelos mais íntimos, era um paulistano ousado, e soube como poucos desfrutar da vida. Um dos pioneiros na regularização de Guia Turístico, também pode ser chamado de  o Milk brasileiro. 
Esta foto de Ano Novo, em Kimono, mostra sua ousadia















SÃO PAULO (SP) BRASIL - Nascido na década de 30, foi uma pessoa avançada para época incluindo o pioneirismo em dois sub-empregos que, com sua luta foram reconhecidos. Laudo obteve sua independência financeira muito cedo. Cedo também assumiu sua homossexualidade. Fator que jamais o atrapalhou pois até certa altura da vida tinha conduta ímpar. No âmbito familiar era respeitado, a não ser alguma picuinha com seu irmão Bi (Benedito). era tão responsável que criou uma irmã, Luzia Vera e um sobrinho (mesmo) Júlio César Salvador, além de colaborar com todos da família. 
Laudo Trabalhou em grandes empresas exemplo a Gessy Lever. Foi lá onde deu asas a imaginação. Amigo intimo de Del Nero, um dos diretores da multinacional, ele incrementou o marketing da empresa com a função para demonstrador. Não era fácil rapazes para demonstrar produtos como perfume, lencinhos perfumados entre outros. Com afinco e carta branca da diretoria, montou uma equipe mista para exercer tal função. Conseguiu. Nos dia atuais trapazes e moças permeiam supermercados, perfumarias e shopping com amostras grátis ao público. Ou seja, hoje, quem trabalha neste ramo, saiba que, isso tem a mão de Laudo.

Mais luta

Outra função que também não passava de simples bico, um sub-emprego, era a de guia turístico. No principio dos anos 80, Laudo era uma das figuras mais ativas nesta área. Trabalhou nas melhores empresas de turismo de São Paulo exemplo Acropolis e Panorama Turismo, tudo com experiência Rodo-área. Mas, vivia inconformado com o descaso, maus tratos também. Então, ele iniciou reuniões contantes com o presidente da Embratur, em SP. Isso durou anos para que ele convencesse a todos de que, o guia turístico era muito mais do que um simples relator de textos pré-memorizados. Laudo conseguiu seu intuito: dignidade, o respeito profissional, e claro, o reconhecimento como uma categoria. De lá pra cá até faculdades foram criadas. 

Influência de Laudo em minha vida

Laudo ao Lado do Sapatão do musical Priscila,
Rainha do Deserto (Face). 
Laurindo Ferreira de Souza, foi uma pessoa que teve uma influencia significativa na minha vida cultural. Foi através dele que travei contato com grades peças teatrais exemplo 'Rasga Coração', 'Esperando Godot', 'A Ratoeira' entre outras. Outra área que recebi influencia dele, foi nas artes plásticas. Através de Laudo tive também acesso a exposições de grandes nomes da pintura e da escultura. Mas, não era fácil ser seu amigo. Tê-lo como amigo era ser rotulado, pré-julgado junto com ele. Frequentar o apartamento dele significava ser seu namorado. Não aos olhos de Laudo, mas na visão, na ótica de outros. Isso incluia lá em casa. 

História 

Laurindo gostava de exibir. Isso ele adorava. Parceia uma árvore de natal: brilho por todos os lados. Exibir jóias, relógios e boas roupas, isso era com ele mesmo. Tem um fato muito pertinente ente ele e mim, e passo a narrar: - Na época eu era um rapagão de 21 anos e, sentia atração por um relógio de marca cara que ele havia comprado na Argentina, Patek Phillippe 1985. Laudo percebeu meu interesse e sem exigência alguma disse "Pode levar este relógio pra você usar. Caso venha precisar dele eu te peço". Claro que peguei a oferta. Eu administrava a clínica de meu pai (que não gostava muito de minha amizade com Laudo). Certo dia, dois sujeitos passando-se por pacientes adentraram à clínica e anunciara o assalto: Dinheiro, aliança, relógios de todos que lá estavam. O meu relógio, digo, o relógio do Laudo foi o último a ser retirado do pulso por um dos sujeitos que, desconfiado, passou para o outro. Este último, olhou, analisou e disse " Este relógio eu não quero. Não é marca boa, toma. Devolveu para mim. Eu que estava em ponto de enfartar, quase morri também devido à ignorância dos caras. Assim foi, a passagem de Laudo comigo. Sentimentos à família do saudoso Laurindo Ferreira de Souza.



Seu apelido, João Teimoso (um bonequinho que coloca-se deitado mas ele não fica), era frequentador do meu apartamento da Ilha Pochat, São Vicente e de Santo André, enquanto eu, filava boas guloseimas oferecidas por ele em seu apartamento de Praia Grande e Rua General Jardim. Depois, ele deu uma descambada moralmente, e afastou todas as pessoas de sua amizade, isso a pedido de um namorado, Passando a conviver somente com pessoas autorizadas. (Francisco Martins - em memória de Laurindo Ferreira de Souza). EM tempo: seu sobrinho, Júlio César Salvador, não quis informar data de falecimento de seu tio Laurndo

Nenhum comentário: