Páginas

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atriz Eleonor Bruno, a Nonoca

Eleonor Bruno, mãe de Nicete Bruno, manteve um relacionamento sexual com Nelson Rodrigues mesmo ambos sendo casados. 

Atriz e cantora lírica brasileira, e teve uma sólida carreira no teatro, no cinema e na televisão. Nascida  Maria Eleonora Xavier de Paiva, conhecida profissionalmente como Eleonor Bruno, em  Niterói, 6 de outubro de 1913 Eleonor Bruno começou a carreira cantando em espetáculos amadores e beneficentes, sendo muitos deles dentro do Cassino Copacabana Palace, Rio de Janeiro. 

Atuou em vários filmes, entre eles 'Dona Violante Miranda' (com Dercy Gonçalves), 'A Marcha e O Menino Arco-Íris'. No teatro fez vários espetáculos, exemplo  'Dorotéia','Week-End',' Dona Rosita, a Solteira' 'O Efeito dos Raios Gama nas Margaridas do Campo' entre outras´peças. Também fez as novelas 'Papai Coração' (1976), 'Um Dia, O Amor' (1975), 'A Volta de Beto Rockfeller '(1973), 'Uma Rosa Com Amor' (1972), 'O Preço de um Homem' (1971) e 'Beto Rockfeller' (1968). 

Nonoca, era assim que os íntimos se referiam a ela, foi Nonoca quem influenciou sua filha, Nicete Bruno, às artes cênicas. A criança foi apresentada a Nelson Rodrigues em 1948, quando Nicete tinha 13 anos, e a levava ao Teatro Phoenix, no Rio, onde fez sua estreia como atriz. Apesar de ser casado, Eleonor manteve um romance com Nelson Rodrigues, algo próximo a dois anos. Nesta época, para ela, Nelson escreveu a peça Dorotéia, que estreou no mesmo Teatro Phoenix, em 7 de março de 1950. Na biografia do dramaturgo, Ruy Castro descreve Eleonor Bruno como "um bijou, um biscuit.  
A atriz atuou até 1999. Eleonor Bruno morreu aos 91 anos em 24 de dezembro de 2004 de insuficiência respiratória.

Nenhum comentário: