Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Lokua Kanza é a atração 2010 da Festa da Música

A edição 2010 da Festa da Música já tem data marcada: 26 de junho

O SESC-DF escolheu a região de Ceilândia para apresentar uma atração internacional. A festa é uma parceria com a Embaixada da França, e acontece partir das 18h, no estacionamento do Centro de Atividades SESC Ceilândia (QNN 27, lote B, Ceilândia Norte). Nesta edição quem se apresenta é o cantor Lokua Kanza. Suas composições mesclam influências do jazz e da música clássica com a música africana e o pop. Misturando o francês e o lingala – um dialeto africano, Lokua é considerado o grande representante do movimento afropop. Além de guitarra, Lokua também toca sanza, teclados, percussão, flauta, faz os arranjos de suas músicas e canta. Quem abre a festa é a orquestra popular MARAFREBOI. O acesso à Festa da Música é gratuito.

SOBRE O ARTISTA

Lokua KanzaLokua Kanza nasceu em Bukavu, na República Democrática do Congo (ex-Zaire) e aprendeu a cantar em coros de igreja. Sua música acústica, suave e sensível, abandonou os clichês da moda sobre rumbas e outros “soukouss” do Zaire. Lokua completou seus estudos no Conservatório de Kinshasa, onde aprendeu teoria musical, harmonia e composição, enquanto aperfeiçoava seus conhecimentos instrumentais. Em 1984, foi morar na França onde estudou em uma das maiores escolas europeias de jazz e colaborou com artistas renomados, como Ray Lema, Papa Wemba e Manu Dibango.
Em 1996, Lokua Kanza chegou a ganhar três indicações para as “Victoires de la musique”. Há mais de dez anos ele colabora em dueto com artistas brasileiros consagrados (com uns, ele compôs, com outros ele cantou, ou tanto compôs quanto interpretou), tais como com Gal Costa, Vanessa da Mata, Ney Matogrosso, Chico Cesar, Ana Carolina e Luiza Possi, entre outros. A Festa da Música em BrasíliaA Festa da Música é um evento tradicional há mais de 20 anos na França.
Celebrada no dia 21 de junho o evento marca, com diversas manifestações culturais, o início do verão nos países do Hemisfério Norte. Diferente do Brasil, onde acontecem as tradicionais festas juninas e outros eventos marcados pelo frio do inverno, na França o período é celebrado com shows ao ar livre de músicos profissionais e amadores.Neste dia, o país é invadido por músicos de todos os sons e instrumentos, tanto em salas apropriadas como em lugares improvisados como galpões, barcos e escolas, mas, sobretudo nas esquinas das ruas e nos parques e praças das cidades. Hoje a Festa da Música consolidou-se e faz parte do calendário cultural da França. A fórmula foi incorporada por outros países que fazem, cada um a seu modo, uma celebração nos moldes da Festa francesa.Promovida em Brasília desde 2004, a Festa da Música sempre foi organizada pelo SESC-DF, por meio de parceria com a Embaixada da França. Devido ao urbanismo e à arquitetura peculiar da cidade, o evento adotou um modelo um pouco diferente da tradicional Fete de La Musique celebrada em solo francês: grandes shows promovidos ao ar livre reúnem grupos do Distrito Federal e uma atração musical importante de países de língua francesa.

Os espetáculos já realizados, desde a primeira edição, foram promovidos no gramado em frente à Torre de TV e na Concha Acústica do Lago Paranoá. Em sua primeira edição, em 2004, a Festa da Música apresentou shows com três grupos locais, além do músico afro-francês Toma Sidibé, reunindo um público estimado de 10 mil pessoas. Em 2005, no show do músico franco-espanhol Manu Chao e do cantor costa-marfinês Tiken Jah Fakolly - apontado pela imprensa local especializada como um dos melhores do ano – o público foi estimado pela PMDF em 35 mil pessoas.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SESC-DF
Andrea Ventura / Mariana FernandesTels.: 3218-9168 / 9165.

Nenhum comentário: