Páginas

sábado, 16 de agosto de 2008

Dorival Caymmi morre aos 94 anos

O cantor e compositor baiano, Dorival Caymmi, morreu na madrugada deste sábado,16, por falência múltipla de órgãos e suficiência renal.

O cantor morreu no Rio de Janeiro, e seu corpo está sendo velado na Câmara de Vereadores da cidade. Seus filhos, Nana e Danilo Caymmi, Gilberto Braga e Glória Perez e dezenas de fãs estão prestando as últimas homenagens ao cantor.

Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914, em Salvador, é um dos maiores nomes da música brasileira.O artista lutava contra um câncer renal desde 1999 e estava internado em sua casa desde dezembro de 2007. Foram muitas as canções escritas por ele de sucesso, entre elas "Oração de Mãe Menininha", que foi gravada por Maria Bethânia e Gal Costa, como "O Que é Que a Bahia Tem?", "Saudade da Bahia", e "Você Já Foi à Bahia?". Ao ele todo, gravou mais de 20 discos.


Com seus temas praieiros e sambas-canção são quase um patrimônio da cultura nacional. Caymmi e inovou como cantor, compositor, músico. Suas letras e música são uma completa tradução da Bahia, e do povo brasileiro. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou luto oficial de três dias no Estado. Já o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, disse, em nota, que lamenta a morte de Dorival Caymmi e que vai homenagear o músico com o nome de uma rua no Leblon, bairro da zona sul da cidade. Ele foi responsável pelo sucesso de Carmen Miranda
Segundo informou a família, ele morreu tranqüilamente, ou seja, baianamente, como ele dizia", afirmou seu filho Danilo à Rádio Nacional.

Nenhum comentário: