Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Cid Moreira: breve perfil

 Cid Moreira nasceu em Taubaté, São Paulo, em 27 de setembro de 1927. Ocupou a bancada do 'Jornal Nacional' por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal, em setembro de 1969. Foi também locutor de reportagens especiais do 'Fantástico'. 


Início da carreira

Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, onde permaneceu até 1956. Nesse período, teve suas primeiras experiências em televisão, na TV Rio, apresentando comerciais ao vivo em programas célebres como Além da Imaginação e Noite de Gala. “Ninguém levava a TV a sério. Custei a comprar o meu primeiro aparelho de televisão. Mas não tinha nada, o rádio ainda dominava”, lembra.

A estreia como locutor de noticiários aconteceu na própria TV Rio, em 1963, na equipe do 'Jornal de Vanguarda'. O programa era dirigido por Fernando Barbosa Lima e contava com nomes como Sérgio Porto, Mauro Borja Lopes (Borjalo) e Luís Jatobá. A partir de então, Cid Moreira trabalhou no 'Jornal de Vanguarda' em toda a trajetória do programa, passando pela Tupi, pela Globo, pela Excelsior e pela Continental.

Entrada na Globo

Voltou a trabalhar na TV Globo em 1969, para substituir Luís Jatobá no 'Jornal da Globo', um noticiário de de 15 minutos de duração, que exibia diariamente, às 19h45, um panorama das principais notícias do Brasil e do mundo. Integrou a primeira equipe do 'Jornal Nacional', que estreou em setembro daquele ano, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil. Na ocasião, dividiu a bancada do telejornal com Hilton Gomes. Dois anos depois, iniciou uma parceria com Sérgio Chapelin que se prolongou por mais de uma década.

Paralelamente ao seu trabalho na Globo, Cid Moreira continuou narrando comerciais – sempre em off, por restrições contratuais. A partir de meados da década de 1990, dedicou-se à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, cumpriu seu objetivo de gravar a Bíblia na íntegra. Os CDs bíblicos com sua locução se tornaram um grande sucesso, com milhões de cópias vendidas.

Em março de 2010, foi lançado o livro 'Boa Noite – Cid Moreira, a Grande Voz da Comunicação do Brasil', pela editora Prumo. A biografia foi escrita pela mulher do locutor, Fatima Sampaio Moreira, e reúne depoimentos de jornalistas, amigos e parentes de Cid Moreira. Nesse mesmo ano, durante a Copa do Mundo da África do Sul, Cid gravou uma vinheta a ser exibida durante as reportagens do 'Fantástico' e de programas esportivos da Rede Globo. A vinheta “Jabulaaani!“, nome da bola da Copa, foi um sucesso. (AgênciaFM \ TV Globo)

Nenhum comentário: