Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2022

Derrota selecionado para o Festival de Curitiba

Derrota é o único espetáculo gaúcho selecionado para o Festival de Curitiba. 


Será a estreia da produção em formato presencial. Em 2021, espetáculo fez a primeira temporada em versão digital. Peça é a primeira montagem brasileira do monólogo do premiado dramaturgo grego Dimítris Dimitriádis.



    Com direção de Camila Bauer, Derrota é o único espetáculo gaúcho selecionado para o Festival de Curitiba - um dos principais eventos de artes cênicas do país que completa 30 anos em 2022. O monólogo interpretado pela atriz Liane Venturella vai ser exibido na Mostra Interlocuções nos dias 31 de março e 1º de abril no Teatro da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 - Centro, Curitiba), às 19h, com entrada franca. 


> O ESPETÁCULO


   Os pensamentos de uma mulher que, sozinha, interage olho no olho com os espectadores. Uma proposta aparentemente muito simples, mas que se revela algo bem mais profundo. 

   Derrota nos convida a navegar pelas profundezas de um ser humano que retoma aspectos cruciais de sua existência, numa relação estreita entre vida e memória, derrota e vitória, compreensão e não aceitação daquilo que nos rodeia e que nos é mais caro. Nossa relação com o mundo, nossos desejos e impotências frente a tudo. Segundo o autor, os personagens “falam como se lhes tivesse sido dada a palavra pela última vez (…), como se orador soubesse que cada palavra que pronunciasse, terminaria gradualmente a sua oportunidade de falar”. 

   Nesse sentido, vemos alguém que busca cada palavra para tentar traduzir com exatidão o que sente e pensa, denunciando os limites da própria experiência verbal, ao mesmo tempo em que atesta a urgência da palavra. São tentativas de inscrição do eu no mundo, bem como, registros do mundo na memória individual, em uma insistente busca da palavra que melhor traduza essa relação. Em Derrota, a vontade de mudar o mundo não é suficiente para modificá-lo, assim como o desejo de expressão não basta para encontrar a palavra exata.

   O espetáculo traz ainda a parceria de consagrados artistas que integram a equipe. A direção sonora é de Álvaro RosaCosta. Júlio Estevan assina os vídeos e Claudio Etges, as fotos. A iluminação é de Ricardo Vivian e a produção, de Letícia Vieira.

QUANDO: 31/03 e 1º/04, quinta-feira e sexta-feira, às 19h. 

ONDE:  Teatro da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro - Curitiba, Paraná)

QUANTO: gratuito


DURAÇÃO: 30 minutos

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre


Fonte:  Léo Sant´Anna  - Assessor de Imprensa:


MATÉRIA em AgênciaFM


Nenhum comentário: