Começa mostra competitiva do 4º Festival de Cinema do BRICS começa nesta quarta (2)
![]() |
Cena de "Filhos de Macunaima" |
NITERÓI (RIO DE JANEIRO - BRASIL - A mostra é organizada pela UFF e oferece atividades gratuitas a toda a população. O cinema tem muito a contar sobre a história das nações. E é justamente por meio das telas que o espectador terá a chance de se aproximar dos países que compõem o BRICS – além do Brasil, a África do Sul, a China, a Índia e a Rússia também compõem o bloco político e comercial.
A cerimônia de abertura será realizada às 19h no Cine Art da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ), apenas para convidados. Com apoio de R$ 2 milhões do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria do Audiovisual, a mostra é organizada pela UFF e oferece atividades gratuitas a toda a população.
A 4º edição terá quatro mostras principais: Filmes de Escola, Mostra Contemporânea (competitiva), Mostra Clássicos BRICS e a Mostra de Animação. Para a Mostra Competitiva, a ideia foi selecionar obras de cineastas com até três longas-metragens, ou seja, ainda em início de carreira, para garantir a exibição do que de mais novo esteja sendo produzido em cada país.
Destaques da mostra
Dentre os destaques da programação, Cardenuto sublinha “The Lord Eagle”, do diretor russo Toyon kyyl. O filme retrata a interação entre um casal de idosos com uma águia, história contada a partir de uma linguagem experimental e inovadora. Ele também chama a atenção para os dois documentários da mostra: “When Babies don’t Come”, do sul-africano Molatelo Mainetje, e “Filhos de Macunaíma”, de Miguel Antunes Ramos.
O primeiro narra a vida de uma mulher com problemas de fertilidade, as cobranças para que seja mãe e, ao mesmo tempo, as pressões para não buscar métodos “artificiais” de concepção. O segundo, a tensão de famílias indígenas e como buscam se inserir na sociedade contemporânea, mantendo suas tradições.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Serviço
Mostra Competitiva do 4º Festival de Cinema do BRICS
Data: 2 a 9/10
Locais e horários de exibição:
Nenhum comentário:
Postar um comentário