A Funarte MG recebe a exposição ‘País Denso: Velaturas’, de Helena Teixeira Rios. O conjunto é composto por fotografias, trabalhadas por meio de várias técnicas e aplicadas com jato de tinta em papel algodão.
Obra de Helena Teixeira Rios |
As imagens foram coletadas durante a viagem da artista visual a Israel, em 2018. Ela percorreu Jerusalém, Tel Aviv, Acre, Haifa, Safed, Massada e Nazaré – “locais que remontam ao quarto milênio a.C”, observa a Helena. “Jerusalém foi destruída pelos efeitos de guerras pelo menos duas vezes, sitiada em 23 oportunidades, atacada em 52 momentos e capturada e recapturada 44 vezes”, acrescenta.
Diante de tal perspectiva, a artista se viu diante de um problema que, segundo ela, aflige qualquer fotógrafo “que se aventura na difícil missão de traduzir em imagens a história de uma determinada localidade”.
A criação de uma narrativa visual a partir da fotografia
O geógrafo Milton Santos acrescenta: “Olhar para um território ocupado é um exercício intrincado de percepção de muitas camadas que revelam apenas superficialmente sua perspectiva histórica, invariavelmente marcada por embates entre o homem e a natureza e entre os homens e suas ideologias. Essas últimas encobrem hierarquias de poder, crenças e a imposição da força que transformam sobremaneira o espaço ocupado, dando-lhe distintas formas, organização de fluxos e múltiplos significados. Logo, todo território é como uma fotografia momentânea e fugaz que em seu suporte bidimensional inevitavelmente falha ao tentar apreender e representar, num átimo, esses atravessamentos desiguais de tempos”.
Mostra ‘País Denso: Velaturas’ = Até 25/9
Endereço: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Belo Horizonte (MG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário