Páginas

quarta-feira, 5 de junho de 2019

SP: selo de Cidades Criativas Unesco

São Paulo é candidata ao selo de Cidades Criativas Unesco em gastronomia

Proposta é ampliar o reconhecimento mundial da culinária da cidade, impulsionando o turismo e fortalecendo as ações do setor


A cidade de São Paulo apresenta nesta quarta-feira (5) a proposição de sua candidatura ao selo de Cidades Criativas Unesco em gastronomia.

A chancela, já conquistada por diversas cidades turísticas no mundo, certifica que cada localidade desenvolve políticas específicas para o setor, incluindo aquelas que fomentam o turismo. Embora no Brasil, algumas cidades, como Paraty, por exemplo, possuam o selo, São Paulo será, se conquistar o pleito, a primeira grande metrópole mundial a ter a chancela de Cidades Criativas da Unesco.

A proposição da candidatura é um avanço no movimento de fortalecer o setor e sedimentar as políticas públicas, iniciado pela atual gestão com a implantação do Observatório da Gastronomia, em 2018.

O Observatório da Gastronomia é um programa intersecretarial, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em conjunto com as secretarias municipais de Turismo, Cultura e Relações Internacionais.

Na terça-feira (4), o prefeito Bruno Covas e os secretários municipais se reuniram com diversos agentes da gastronomia, incluindo Institutos, Universidades, chefes de cozinha, restaurantes e atores de vários segmentos, como ONGs que atuam no setor, para apresentar os caminhos da candidatura ao selo, os benefícios trazidos pelo selo e por toda a estruturação que o setor tem ganhado, no caminho de estar apta ao pleito.

“Além da importância do selo para o setor, temos a construção conjunta de políticas públicas, entre sociedade e governo. O que garante a continuidade de uma política não é o decreto ou a lei. É o fato de as pessoas se apropriarem da ideia e de esta ideia não ser exclusivamente do governo que está de plantão, sendo uma ideia da cidade”, explicou Bruno Covas.

Observatório da Gastronomia

O Observatório é um plano municipal que contempla a integração dos setores público e privado e da sociedade civil, tendo com pilares em temas como talentos, negócios, segurança alimentar e nutricional, cultura e cidadania, e a questão do patrimônio da imagem de São Paulo, tendo a gastronomia como uma alavanca para o turismo. (Fonte: Sec. Comunicação). 

Nenhum comentário: